Os artistas sonham em, com o engajamento de outros participantes, ainda se tornarem uma Cooperativa ou Movimento com objetivo de fomentar a boa música na região

Dança, Música, Literatura. Essas são algumas das artes que nos rodeiam no dia a dia, e que ajudam a expressar o que cada um sente no íntimo. Ela traduz as experiências de vida, além de ser um veículo de informação potente.A arte, além de tudo, é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura. E na cidade das Artes, um grupo de músicos montenegrinos se reuniram para fomentar e fortalecer o cenário musical da cidade.

São cerca de 40 artistas fazendo parte do grupo “Pró Música” que busca representar o que há de melhor da cidade. Nesta segunda-feira, 11, os músicos irão lançar o seu Canal Oficial no Youtube “Pró-Música Montenegro RS”, às 20h, e de acordo com um dos idealizadores do Projeto, o professor de guitarra da Fundarte e coordenador do Grupo Guitar Band da Fundação, Marcelo Ohlweiler, o grupo surgiu de uma ânsia notada por todos os integrantes.
“O Projeto de criação do grupo Pró Música vem de encontro à necessidade dos grupos, músicos, e artistas da cidade terem uma representatividade para, juntos, planejarem e discutirem ações para fomentar e fortalecer o cenário musical da cidade”, conta. A ideia de criação do grupo surgiu de modo informal, através de conversas entre amigos músicos de Montenegro. Para Ohlweiler, essa iniciativa é importante para que as próximas gerações de músicos e artistas do município tenham uma perspectiva melhor do que as de hoje.

Marcelo Ohweiler é um dos idealizadores do Projeto

Os músicos não serão os únicos beneficiários com esse projeto, pois o grupo que está sendo organizado há cerca de um mês busca criar e desenvolver ações conjuntas como planejamento de shows coletivos, parcerias com produtoras de eventos, agencias de publicidade e meios de comunicação da cidade, chegando com as suas ações até a comunidade. “Nós queremos também auxiliar na elaboração do Plano de Cultura da cidade; fortalecer a profissionalização artística;e divulgar artistas, grupos e bandas”, explica o músico.

Segundo Marcelo, músicos de qualquer gênero podem fazer parte do Grupo Pró Música. “A criação do Grupo é muito importante para a continuidade, fortalecimento e fomento do cenário musical da cidade, e com certeza projetos como esses são vitais e necessários para a arte e cultura do município”, diz.

Hoje os músicos são apenas um grupo, mas já sonham em fortalecer os laços. “Para um próximo momento, depois de estudarmos e debatermos a questão, podemos pensar e planejar sobre uma Cooperativa ou Movimento”, declara Marcelo. Nos próximos dias, o Grupo Pró-Música estará divulgando nas redes sociais o lançamento do seu Canal do YouTube “Pró-Musica Montenegro RS” e Instagram.

Deixe seu comentário