Os donos de gatos, com certeza, já ouviram falar sobre os famosos arranhadores. Esses brinquedos, que variam de tamanho, cor e material, são indispensáveis se você não quer seus móveis danificados. Os gatos têm, por natureza, a necessidade de arranhar e esse objeto pode resolver a questão.

Faça o arranhador
Um arranhador barato é uma boa opção. Então, que tal fazer você mesmo? O que é preciso são duas placas de MDF do mesmo tamanho, cano PVC, corda sisal e cola (branca ou cola quente).

Corte círculos do tamanho do cano de PVC nas placas de MDF, de forma que elas encaixem nas extremidades do cano perfeitamente. Enrole a corda sisal bem apertada por todo o cano, colando as pontas da corda e segurando até que esteja perfeitamente firme e colada. Agora, é só entregar o presente!

Qual arranhador escolher?
Antes da compra do arranhador, é importante identificar qual tipo de superfície seu gato gosta mais de arranhar. Podem ser horizontais ou verticais, com texturas lisas, ásperas ou enrugadas. Após decidir qual textura e posição ele prefere, é hora de escolher entre os mais variados modelos.

playful Cat

Arranhadores verticais:
São mais populares entre os felinos, o mastro vai de sua preferência, tendo tamanho variado. O objeto pode ser envolto por corda, além disso, podem ser acrescentados acessórios, como uma bolinha amarrada no topo do arranhador.

– Arranhador tipo torre: Estes parecem uma casinha para gatos, com um arranhador incluso. Possuem mastro e também um lugar de descanso para o pet dormir e repor as energias.

– Arranhador tipo tapete: São horizontais e os mais simples. Estes são indicados para os felinos que preferem brincar deitados ou no chão. Também são ideais para levar nas viagens, pela praticidade de transportar e não ocupar tanto espaço.

Como ensinar a usar o arranhador?
Tudo começa pelo local, que é muito importante na hora de atrair o felino, determinando se vai ter interesse ou não. Os lugares visíveis, os preferidos dele ou perto de locais que ele já costuma arranhar são os ideais. Evite colocar onde não há muita visibilidade, como os cantos da casa. Além disso, certifique-se de deixar firme o objeto. Alguns truques também podem ajudar na interação do pet, como brincar com seu gato junto ao objeto ou oferecer petiscos quando ele usa o aranhador.

Deixe seu comentário