É importante que você escolha sempre uma ração específica, de acordo com o seu pet. Foto: farmácia indiana

Escolher a ração ideal para o seu animal de estimação pode ser uma tarefa difícil. Isso porque como este é o alimento diário do seu pet e a maior fonte para mantê-lo saudável, deve ser escolhida com muito cuidado e atenção, até porque você certamente encontrará uma grande variedade de produtos. Muitos pontos devem ser levados em consideração na hora da compra, como marcas para alimentos voltados a cachorro e gato, qualidade, disponibilidade, valor e, claro, o sabor favorito do seu amigão.

É importante que você escolha sempre um produto específico de acordo com o pet: filhotes, adultos, idosos e outros. Estas rações, além de elaboradas com produtos específicos, são desenvolvidas para facilitar a ingestão. Cachorros maiores, por exemplo, precisam de grãos grandes. Já raças pequenas necessitam de uma ração com o tamanho adequado para seus dentes. E você sabia que pets castrados precisam de uma alimentação diferente dos que não são? Isso porque as necessidades nutricionais mudam e há rações especiais também para animais nessa condição.

Não se esqueça de sempre observar muito bem os ingredientes da ração antes de escolhê-la. A composição é organizada a partir da quantidade na formulação onde os primeiros ingredientes são sempre os que estão em maior quantidade. Opte por uma ração que tenha, principalmente, produtos de origem animal e enriquecidas com vitaminas e minerais. Outra dica importante para contribuir com a saúde do seu pet é evitar corantes e aromatizantes. Além de enganarem o sabor, eles podem causar reações alérgicas nos animais.

Por fim, mas não menos importante, vale lembrar que cada animal tem sua adaptação própria com a ração, por isso, não se esqueça de analisar como o pet tem se comportado ao se alimentar. Há animais, por exemplo, que não se dão muito bem com rações coloridas, ou então não gostam do sabor escolhido pelo dono e se alimentam mal, levando à desnutrição. Esteja sempre atento ao seu companheiro para evitar problemas de saúde.

Tipos de ração
Standard

Também conhecida como ração padrão é uma das mais vendidas no Brasil atualmente, devido ao seu baixo custo. Assim como as outras, essa classe passa por um rigoroso padrão de qualidade. Contudo, um ponto negativo nessa ração é que a qualidade e quantidade de proteína são inferiores do que nas demais, o que faz, ainda, com que precisem consumir uma porção maior para atingir a saciedade. Além disso, possui ingredientes com pouca digestibilidade para os animais de estimação, como a soja.

Muitos pontos devem ser levados em consideração na hora da compra da ração, como marcas, disponibilidade, valor e, claro, o sabor favorito do seu amigão. Foto: Tudo de Bicho

Premium
É melhor do que a Standard, principalmente por possuir mais digestibilidade. Contém também uma porcentagem de nutrientes de origem vegetal maior do que a padrão. É muitas vezes indicada pelos profissionais para o tutor, já que tem um bom padrão de qualidade.

Superpremium
É a ração mais indicada por médicos veterinários. Possui em sua composição um índice de ingredientes de origem animal bem alto e é a que melhor possui digestibilidade. Um ponto positivo dessa classe é que ela praticamente não utiliza corante em sua composição. O negativo é o preço que é mais elevado do que as outras rações, mas em compensação supre a exigência nutricional dos animais de forma bastante satisfatória.

Deixe seu comentário