fOTOS: REPRODUÇÃO INTERNET

1 – Comida de humano
Os animais adoram receber e os humanos amam dividir a sua alimentação com os cachorros. Muitos donos dão a ração, mas costumam complementar a rotina alimentar dos quatro patas com comida de humano consumida. Isso contribui para a obesidade canina. Além disso, para os cachorros, alimentos como chocolate, uva, açaí e tomate, por exemplo, são tóxicos e outros são de difícil digestão. Então melhor não oferecer.

fOTOS: REPRODUÇÃO INTERNET

2 – Escovar dentes?
Sim, isso é indicado também aos cães. Pesquisas mostram que mais de 80% dos cachorros com mais de 6 anos apresentam problemas periodontais. Isso acontece porque a escovação dos dentes não está na rotina.

3 – Medicar o cachorro em casa
Já pensou prejudicar a situação do seu mascote na tentativa de fazê-lo se sentir melhor? Alguns medicamentos próprios para cães podem ser tóxicos a algumas raças e aplicar a dosagem errada pode levar a óbito. Fique longe dos remédios caseiros. Quando o seu cachorro se sentir mal, leve-o imediatamente a um veterinário.

fOTOS: REPRODUÇÃO INTERNET

4 – Esquecer das vacinas
Alguns cachorros recebem de forma muito cuidadosa todas as vacinas quando são filhotes, mas, depois desta fase, os donos esquecem-se de algumas imunizações. A vacinação garante um desenvolvimento saudável do seu cachorro.

fOTOS: REPRODUÇÃO INTERNET

5 – Exagerar na quantidade de ração
A ração é um alimento completo e por isso supre todas as necessidades nutricionais do animal. Escolha a ideal para o seu animal e leia o rótulo para saber a quantidade ideal. Oferecer demais é bastante comum, mas o excesso, assim como no caso de humanos que comem demais, não é saudável. Obviamente, a dose inferior ao necessário também prejudica o animal. Na dúvida, questione o veterinário.

fOTOS: REPRODUÇÃO INTERNET

6 – Falta de passeio
Há donos que pensam não precisar passear com seus cães porque têm casa com espaço para ele correr e brincar. Claro que passear é ainda mais importante para os que vivem presos em pequenos canis ou vivem em apartamento, mas, mesmo em os que ficam soltos no pátio, precisam sentir cheiros diferentes e conhecer outros espaços. O passeio é importante para deixar o cãozinho feliz, mais calmo e sociável com outros cachorros e pessoas.

Compartilhar

Deixe seu comentário