Uniforme escolar também é importante durante apresentações externas, registrando a marca da escola

Faltam poucos dias para o despertador tocar e a rotina de preparação para ir à escola começar. É comum a dúvida de qual roupa vestir para estudar, mas no guarda-roupa da maioria dos estudantes existe traje padrão, o popular uniforme.

Em algumas instituições educacionais o uso do uniforme é obrigatório, em outras é opcional. O fato é que ele pode ser útil em vários momentos. Professora e vice-diretora da EMEF Cinco de Maio, Juliane Inês Neis diz que no ato da matrícula no educandário os pais assinam um Termo de Compromisso onde constam as regras escolares, dentre elas o uso obrigatório do uniforme.

Segundo Juliane, no início do ano passado foi realizada uma grande campanha na escola, principalmente na da página da EMEF Cinco de Maio nas redes sociais, onde foi solicitada a doação de uniformes usados por ex-alunos. “A intenção era auxiliar os alunos mais carentes. Os profes

Jaqueline nem precisa perder tempo na escolha das roupas dos filhos Antonella e Lucca

sores também se mobilizaram e compraram camisetas para alguns alunos”, afirma. Após a campanha, todos os estudantes, sem exceção, tinham ao menos uma camiseta e usaram até a chegada do inverno.

A vice-diretora também destaca que a direção procura conscientizar a comunidade escolar sobre a importância do uso do uniforme. “Isso traz um aspecto de segurança, de pertencimento, de fazer parte e ser alguém importante onde está, neste caso na escola, além da economia de outras roupas”, aponta.

Mãe da Antonella Endres Teodoro, 4 anos, e do Lucca Endres Teodoro, 3 anos, a artesã Jaqueline Endres diz que os filhos usam o uniforme em dois ou três dias da semana. Para ela, uma roupa específica para os filhos frequentarem a escola facilita no dia a dia. “Usar o uniforme é um benefício que gera bem-estar para toda a comunidade escolar. Evita transtornos pela escolha de roupas, além do desgaste do uso diário. Dessa forma, as roupas normais são usadas em ocasiões especiais”, diz.

Antonella e Lucca têm poucas peças. Segundo Jaqueline os dois juntos possuem um conjunto de sete itens entre camisetas, bermudas e regatas. “O uso acontece mais no verão, pois os uniformes são mais leves, usam um dia, lava e logo seca”, conclui.

Deixe seu comentário