Pesquisa do Ibiá comprova que a marca é o grande diferencial de uma organização
Superando todas as dificuldades e restrições impostas pelos protocolos de enfrentamento à pandemia do coronavírus, o Jornal Ibiá apresenta hoje os vencedores da pesquisa realizada entre fevereiro e março de 2020. Nas páginas deste suplemento especial, o leitor irá conferir os preferidos pela população em vários segmentos.
Especialistas nas áreas de marketing e economia afirmam que o maior patrimônio de uma empresa ou organização não são os prédios ou as máquinas, mas a sua marca e os seus colaboradores. Uma empresa que está na cabeça dos consumidores tem uma probabilidade muito maior de fazer sucesso no mercado do que outras que não são tão lembradas. Essa é a lógica: Top Ibiá de Preferência = topo da memória dos montenegrinos. Marca lembrada é marca valorizada.
A principal finalidade de uma pesquisa de lembrança de marcas, como é o caso da Pesquisa Top Ibiá, é identificar as marcas mais lembradas. É o maior reconhecimento para uma empresa ou instituição. Representa sinônimo de liderança, de prestígio, de engajamento e de credibilidade.
TOP IBIA DE PREFERÊNCIA 2020
A pesquisa Top Ibiá apurou as empresas e marcas que estão na cabeça dos montenegrinos. O trabalho de coleta dos dados foi realizado pela equipe do Jornal Ibiá durante os meses de fevereiro e março de 2020. As perguntas foram diretas e os entrevistados revelaram o primeiro nome que lhes vinha à cabeça, sem indicações de nomes por parte do entrevistador. Os mais votados em cada segmento serão reconhecidos hoje na sede do Ibiá.
CERIMÔNIA
Respeitando os protocolos de prevenção ao contágio do Coronavírus, o Ibiá realiza hoje na sua sede a homenagem aos preferidos. A entrega dos troféus acontecerá em pequenos grupos de no máximo sete pessoas, a cada hora, todo o dia, evitando aglomerações.
A premiação dos vencedores será divulgada nos canais do Ibiá: Ibiá impresso, Instagram, Facebook e Youtube.
Os bairros pesquisados no Top Ibiá 2020
– Centro
– Rui Barbosa
– Santo Antônio
– Municipal
– Industrial
– Ferroviário
– Progresso
– São João
– Timbaúva
– Senai
– São Paulo
– Santa Rita
– Germano Henke
– Aeroclube
– Olaria
– Panorama
– Centenário
– Cinco de Maio
– Tanac
– Bela Vista
– Estação
O que dizem os números
CATEGORIAS MAIS CITADAS
*AGÊNCIA BANCÁRIA – apenas 10 pessoas não responderam
*SUPERMERCADO – apenas 11 pessoas não responderam
*LOJA DE ELETRODOMÉSTICOS – apenas 29 pessoas não responderam
*IMOBILIÁRIA – 57 pessoas não responderam
*ACADEMIA – 69 pessoas não responderam
CATEGORIAS MENOS CITADAS
*LOJA DE PRODUTOS ORTOPÉDICOS – 218 pessoas não responderam
*OFICINA DE AR-CONDICIONADO – 217 pessoas não responderam
*CLÍNICA DE FISIOTERAPIA – 191 pessoas não responderam
*CLÍNICA ESTÉTICA – 189 pessoas não responderam
*BARBEARIA – 161 pessoas não responderam
MAIORES DISPERSÕES
*MELHOR EMPRESA PARA
TRABALHAR – 83 empresas citadas
*ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA –
61 escritórios foram citados
*LOJA DE MODA FEMININA –
47 empresas foram citadas
*ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE – 42 escritórios foram citados
*SUPERMERCADO DE BAIRRO –
41 empresas foram citadas
MENORES DISPERSÕES
*FUNERÁRIA – 3 empresas foram citadas
*LOJA DE PRODUTOS ORTOPÉDICOS – 4 empresas foram citadas
*AGÊNCIA BANCÁRIA – 7 agências foram citadas
*MOTEL – 9 empresas foram citadas
*DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS – 10 empresas foram citadas
Top Ibiá de Preferência 2020
COLETA DE DADOS
Foram entrevistados 409 consumidores em 21 diferentes locais da zona urbana de Montenegro. As perguntas foram feitas com objetivo de saber qual o nome de empresas, marcas e organizações que estão na mente dos montenegrinos. Os primeiros colocados em cada segmento são os vencedores do Top Ibiá de Preferência.
DIVULGAÇÃO
O trabalho de pesquisa, realizado desde o ano de 1998, aponta os vencedores por categoria e o resultado é divulgado pelo Jornal Ibiá. A equipe de entrevistadores do Ibiá foi a campo nos meses de fevereiro de março de 2020 e apontou os mais lembrados em quase uma centena de segmentos.
PERFIL
Entre os 409 entrevistados, 226 são mulheres (55,2%) e 183 formam o contingente masculino (44,8%). Como procedimento básico para este tipo de coleta de dados, foram aplicados questionários com perguntas abertas, formuladas a partir de segmentos estabelecidos de pesquisa, mas sem nenhuma sugestão de nomes. As respostas foram espontâneas, da primeira lembrança do entrevistado.
PREMIAÇÃO
Da mesma forma como foi realizado desde 1998, apenas o primeiro colocado em cada categoria recebe o troféu do Top Ibiá de Preferência. Caso as empresas, marcas ou entidades decidam por não participar do projeto, a categoria não é premiada. Ou seja, quem ficou nas colocações seguintes não herda o primeiro lugar.
Quem nunca perdeu o Top Ibiá de Preferência
Oito empresas estão em primeiro lugar nos seus segmentos desde 1998.
– CGC Contabilidade
– Comauto
– Imobiliária Kindel
– Kranz Pneus
– Locadora Anderson
– O Boticário
– Unimed Vale do Caí