Foto: divulgação Colégio Sinodal Progresso

O Colégio Sinodal Progresso foi fundado em 1876 e é uma instituição de ensino da Comunidade Evangélica de Montenegro. Tem como mantenedora jurídica a Instituição Sinodal de Assistência Educação e Cultura (ISAEC), com sede em São Leopoldo. Com 144 anos, é a escola mais antiga, em atividade, do município e do Vale do Caí, e a 8ª entre as 51 que compõe a sua Rede.

Com localização privilegiada no Centro, tem um projeto de ensino e educação coletivo e regional, atende 1.120 alunos de 12 municípios da Região e possui colaboradores de 8 cidades. Comunitária e filantrópica, a instituição atende estudantes de todas as classes sociais, com oferta de Programa de Bolsas de Estudos, bem como incentivos e convênios variados.

Na Educação Básica, o colégio atende da Educação Infantil (a partir de um ano) ao Ensino Médio, com contraturno da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental. Além disso, oferece o Programa Bilíngue na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, em parceria com a Pearson Brasil.

E a partir de 2020, o projeto de Iniciação Cientifica, foi implantado da Educação Infantil aos cursos Técnicos, em parceria com o Liberato, de Novo Hamburgo. O Sinodal Progresso ainda conta com propostas de intercâmbio: com escolas da Rede Sinodal com Mendonza da Argentina, Toronto, do Canadá, e com o Instituto Politécnico de Leiria, de Portugal.

Na área profissionalizante há seis opções para a comunidade: Técnico em Administração, em Alimentos, Enfermagem, Informática, Mecânica e em Química. Também há a oferta de especialização em Enfermagem do Trabalho e vários cursos de qualificação na área da saúde, legislação e normas.

E como pensamento de Lutero, que disse que a arte é luz para a nossa vida, e sendo Montenegro a Cidade das Artes, a instituição tem um grande projeto de formação musical, com destaque para as orquestras e os corais.
Possui docentes qualificados, ao total 98, entre graduados, especialistas, mestres e doutores. Além deles, há 48 colaboradores que compõe o quadro administrativo e que vivem intensamente a escola, todos com acesso ao programa permanente de Formação Continuada.

O Colégio Sinodal Progresso ainda se destaca pela boa infraestrutura física, pedagógica, além da humanização em todos os processos. A escola é 100% acessível, com rampas e elevador, e possui monitoramento eletrônico em seu espaço, inclusive das catracas para controle de acessos e Alvará de PPCI. Na área da saúde, tem como parceira a Unimed, através do convênio SOS Unimed.

Quanto à qualidade de ensino, o colégio é o 1º colocado no Enem entre as escolas privadas e públicas de Montenegro e conta com mais de 150 empresas /instituições parceiras.
“Ser lembrado pelo Top Ibiá significa o reconhecimento, valorização e dedicação do trabalho de toda a nossa comunidade escolar. Representa e confirma o que diz o Slogan do Colégio Sinodal Progresso: um lugar onde nascem e se realizam sonhos. Também o slogan do Sistema de Ensino COC, do qual somos parceiros: Se a Escola é COC, Alunos e Professores são TOP.”

Deixe seu comentário