usar folhas soltas é uma alternativa para a hora do chá. Cred: reprodução/internet

O hábito de tomar um chá para acalmar, curar algum sintoma de gripe ou só pelo simples fato de gostar faz parte da rotina de muitas pessoas. O que fica subentendido é todo o microplástico que os saquinhos de chá soltam na água, chegando ao organismo humano e à natureza. Uma nova pesquisa sugere que são bilhões deles. Se os microplásticos já estão presentes na água da torneira, em alimentos e no ar, quando a água quente entra em contato com os saquinhos de chá, lá estão eles novamente.

O contato com a água quente
A pesquisa realizada na Universidade McGill, no Canadá, utilizou quatro marcas diferentes de chá embalados em saquinhos de plástico para um estudo. Todos os modelos foram aquecidos sem o chá na parte interna, a fim de não intervir no experimento.

com diversos sabores, os saquinhos de chá são famosos entre a população . Cred: reprodução/internet

Segundo os resultados, somente um sachê imerso na água à temperatura de infusão é capaz de liberar 11,6 bilhões de partículas de microplásticos e 3,1 bilhões de nanoplásticos na água. O estudo foi publicado na revista Environmental Science & Technology.

Os efeitos desses materiais na saúde humana ainda não são certos. Serão precisos novos estudos para determinar. Entretanto, a aluna de doutorado Laura Hernandez – que liderou a pesquisa da Universidade McGrill – analisou os efeitos dos microplásticos sobre um pequeno organismo aquático chamado Daphnia magna que, embora não tenha morrido, o microcrustáceo apresentou anomalias anatômicas e de comportamento.

Continue tomando seu chá
Apesar dos resultados, uma boa forma de diminuir o uso dos saquinhos de chá é utilizar de métodos alternativos para tomar a bebida. Um deles é o infusor de inox, ótima alternativa porque permite que as folhas do chá fiquem soltas na infusão, liberando aroma, sabor e nutrientes que poderiam passar despercebidos antes.

É interessante também usar tecido de algodão. Os saquinhos são reutilizáveis – o que já ajuda muito a natureza e a saúde – e você mesmo pode fazer. Com os saquinhos prontos, é só comprar a erva a granel e colocar dentro, fechando com um cordão, e acrescentar a água quente. Depois, é só tirar a erva, lavar o tecido e deixar secar. Uma solução que todos saem ganhando.

Uma opção ainda mais ecológica é o uso pelos chás de folhas soltas. Ricos em sabor, aromas e nutrientes, eles são mais fáceis no retorno para a natureza e práticos para o dia a dia. Para finalizar, sabe aquele coador/peneira que você tem na cozinha? Ele também serve para armazenar os chás no momento de coar. O único quesito é ser de um tamanho adequado para a xícara.

Deixe seu comentário