Saiba um pouco mais do Hospital Unimed Vale do Caí

Inaugurado no dia 31 de março de 2000, o Hospital Unimed Vale do Caí (HUVC) foi a primeira casa de saúde do sistema Unimed no estado do Rio Grande do Sul. A escolha do local para construção levou em consideração aspectos como crescimento da cidade e espaço para ampliação do hospital. O HUVC conta, atualmente, com uma estrutura de mais de 8.000m², construída totalmente na horizontal.

Com uma estrutura com 98 leitos, em quartos semiprivativos ou privativos, divididos em três alas de enfermagem, o complexo hospitalar conta com Centro Cirúrgico, CTI Adulto, UTI Neonatal, Centro Obstétrico, Quimioterapia e Agência Transfusional, Centro de Diagnóstico, Laboratório, Atendimento de Especialidades Médicas, além de uma capela e uma cafeteria.

O lançamento da pedra fundamental ocorreu em uma manhã de sábado, no dia 21 de junho de 1997. O então presidente da Unimed Vale do Caí, Paulo Polett, lançou a pedra fundamental, juntamente com a prefeita de Montenegro na época, Madalena Bühler. O valor total da construção do Hospital Unimed Vale do Caí foi de aproximadamente R$ 5 milhões. A inauguração do Hospital Unimed Vale do Caí ocorreu em uma noite de sexta-feira, no dia 31 de março de 2000, com a presença de aproximadamente 800 pessoas.

Atualmente, a diretoria da Unimed Vale do Caí, é composta por Everton Machado Bochi (Presidente), Paulo Cesar Sehn (Vice-Presidente), Henri de Quadros (Superintendente) Fernando Pasquali Steinhorst, Aymoré Albuquerque Drummond, Waldir João Kleber e Ronaldo Carissimi (Diretores) e Cácio Wietzycoski (Diretor técnico do HUVC). Confira mais alguns números e curiosidades do Hospital Unimed Vale do Caí:

Foto: divulgação Unimed

Informações de 2018:
Internações: 4.539
Cirurgias: 5.150
Partos: 668
Atendimentos no P.A.: 42.449
Exames Laboratoriais: 419.976
Exames de Imagem: 71.694

Curiosidades sobre a construção do Hospital
* A obra consumiu cerca de 600 mil tijolos; em torno de 3.200 metros cúbicos de concreto; 300 latas de tinta (cada com 18 litros); 2 toneladas e meia de pregos; e 63 toneladas de aço.
*Na pedra fundamental lançada em 1997, há uma placa com uma frase que resume o empenho pela instalação da instituição: “O projeto deste Hospital é fruto da coragem, do sonho e da fé dos médicos cooperados da Unimed Vale do Caí, dedicado à comunidade da região, razão maior da sua existência”.
* Embaixo da pedra fundamental, foi colocada uma urna hermeticamente vedada, contendo os jornais do dia, recortes de reportagens sobre o futuro Hospital, exemplares da moeda vigente na época, a ata da solenidade que também foi lida no dia, além de uma relação dos médicos cooperados. Esta urna será aberta na comemoração do Jubileu de Prata do lançamento da pedra, em 21 de junho de 2022.

Últimas Notícias

Destaques