Evento de divulgação da Acreditação aos colaboradores da Unimed Vale do Caí

Em reconhecimento pelo seu processo de melhoria contínua, tanto o Hospital Unimed Vale do Caí (HUVC) como a Operadora de Planos de Saúde receberam o Selo Prata de Sustentabilidade, que reconhece ações e práticas realizadas com foco no bem-estar social, ambiental e econômico. Promovido pela Unimed do Brasil, o processo de certificação tem como objetivo principal, estimular diferentes iniciativas que visam colaborar com a qualidade da gestão da instituição de saúde.

A conquista vem a partir de inúmeras mudanças e esforço, como explica a assessora executiva do setor de qualidade da Unimed Vale do Caí, Cíntia Cristiane Steffen. “O selo se trata de um questionário de diversas práticas referentes à gestão e sustentabilidade, que envolve vários setores do hospital”, disse Cíntia, acrescentando que a certificação possui quatro categorias, sendo bronze, prata, ouro e diamante, respectivamente.

“Com o selo Prata de Sustentabilidade, já ultrapassamos a primeira barreira e isso significa que, além de estarmos com nossas práticas de gestão alinhadas, também estamos no caminho de melhoria permanente. O selo tem validade de dois anos, e com base nesse reconhecimento, durante o ano de 2019 iremos trabalhar para melhorar ainda mais essas questões que deixamos de pontuar. Nossa meta é permanecer ou subir de categoria”, salienta Cíntia.
A certificação foi entregue em junho de 2018 e terá uma nova edição em 2020. O diretor da cooperativa, Ronaldo Carissimi, destaca a função social da Unimed e a importância do reconhecimento para Montenegro e região. “Quando falamos em sustentabilidade, a primeira coisa que pensamos é no meio ambiente, porém, essa conquista também envolve políticas internas para que a empresa permaneça promovendo saúde para a sociedade”, enfatiza o diretor. “Essa premiação nada mais é do que a junção de diferentes ações que já eram executadas isoladamente”, completa Ronaldo.

Dimensões do Selo de Sustentabilidade do HUVC:
– Gestão Organizacional;
– Gestão do Corpo Clínico;
– Gestão de Pessoas;
– Saúde e Segurança;
– Meio Ambiente;
– Acessibilidade e Mobilidade.

Cíntia Cristiane Steffen e Ronaldo Carissimi


Acreditação: a conquista de uma saúde com mais segurança

Além do Selo de Sustentabilidade, o HUVC também conquistou o certificado de Acreditação Hospitalar. Esta premiação é fornecida pela Organização Nacional de (ONA), que certifica a qualidade dos serviços de saúde no Brasil, garantindo uma boa gestão e o foco na segurança da assistência prestada aos pacientes. Com o certificado, o HUVC integra um seleto grupo 6% de hospitais do estado do Rio Grande do Sul que possui este reconhecimento.

O processo para conquista da Acreditação foi sendo implantado ao longo dos últimos anos, motivado pela preocupação da instituição com seus clientes no que se refere à segurança, atendimento humanizado e melhoria contínua. A assessora executiva do setor de qualidade da Unimed Vale do Caí, explica que, assim como o Selo de Sustentabilidade, essa premiação também é dividida em diferentes níveis: Acreditado, Acreditado Pleno e Acreditado com Excelência. “Junto às lideranças do hospital, estamos desde 2016 trabalhando fortemente na implementação de ações para a melhoria dos processos”, coloca Cíntia.

Carissimi acrescenta que, para chegar à conquista desse reconhecimento, ocorreram diversas adaptações em toda a estrutura funcional do Hospital e, principalmente, do engajamento dos colaboradores. “Isso significa o envolvimento de 600 funcionários e 170 médicos, por isso, se trata de um processo complexo”, enfatiza Ronaldo. “Com a Acreditação, o paciente tem mais segurança no que diz respeito à qualidade do atendimento, onde as práticas de cuidados estão alinhadas com padrões internacionais”, completa o diretor.

Mais que oferecer a certificação, a ONA também acompanha a instituição e passa a verificar as necessidades de melhorias, atendendo critérios de segurança do paciente em todos os aspectos (estruturais e assistenciais).

Nível Acreditado
Por atendermos aos critérios de segurança do paciente em todas atividades (inclusive em aspectos estruturais e assistenciais) a Unimed Vale do Caí recebeu a certificação ACREDITADO que tem validade por 2 anos.

Nível Acreditado Pleno
Esse nível é dedicado a instituições que, além de atender aos critérios de segurança da fase anterior, apresentam uma gestão integrada, fazendo com que os processos ocorram de maneira fluída e com plena comunicação entre as atividades. Essa é a nossa próxima meta.

Nível Acreditado em Excelência
Este é o nível mais alto de Acreditação. Identifica as organizações que além de atender aos requisitos dos níveis anteriores – apresentam uma cultura organizacional” de melhoria contínua, com maturidade organizacional e voltada à segurança do paciente. Simboliza “excelência em gestão”.

Deixe seu comentário