Grupo foi empossado pelo prefeito na sexta-feira. FOTOS: ACOM

Apesar de um tempo mais curto entre eleição e posse, Gustavo Zanatta já estava com todo o primeiro escalão de seu governo definido em meados de dezembro. Ele continua com dois secretários do governo anterior, de Kadu Müller: Antônio Filla, na Fazenda, e Cristina Reinheimer, após a desistência de Silvana Schons, na Saúde. Veja quem foram os escolhidos:

Alexandre Muniz de Moura – Procurador Geral é advogado formado pela Unisinos em 2004 e está cursando pós-graduação em Direito Público. Em 2013 e 2014, integrou a equipe da PGM como assessor e, depois, já como procurador geral. Desde outubro de 2019, responde pela consultoria jurídica da Câmara de Vereadores, emitindo pareceres sobre projetos de lei e outras matérias oriundas do Executivo e do Legislativo.

Antônio Miguel Filla – Secretário da Fazenda já era titular da pasta no Governo Kadu desde agosto de 2019. É administrador de empresas e acumula experiência na área financeira. Trabalhou na antiga Caixa Econômica Estadual como tesoureiro, gerente adjunto e inspetor. Após, de 1998 até 2017, atuou na Doux Frangosul. Também foi professor de Matemática na Escola Estadual Técnica São João Batista.

Cíglia da Silveira – Secretária de Educação e Cultura é professora aposentada e já teve passagens pela pasta nos governos Ivan Zimmer, Madalena Bühler e Percival de Oliveira; onde atuou na coordenação de anos iniciais e Educação Infantil, envolvida na estruturação e formação de equipe de novas instituições que abriram na época. Com 42 anos de profissão, além da rede municipal, foi professora na rede estadual e no particular.

Edson Eggers Machado – Secretário de Obras Públicas é engenheiro civil com experiência de mais de 30 anos em obras na iniciativa privada e na esfera pública. Já coordenou vários projetos, dentre eles a edificação de um frigorífico de 35 mil metros quadrados no Nordeste; e a construção de prédios para os fóruns de Parobé e Bento Gonçalves, dentre outros. Também participou da construção do viaduto da Scharlau.

Ernesto Kasper – Secretário de Desenvolvimento Rural foi fundador e dirigente da Cooperativa de Citricultores Ecológicos do Vale do Caí, a Ecocitrus; e, por ela, participou de diversos eventos nacionais e internacionais sobre práticas agrícolas sustentáveis. É formado em Tecnologia em Processos Gerenciais e integra o grupo que elabora o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural de Montenegro.

Fabrício Coitinho – Secretário de Gestão e Planejamento é bacharel em Química com especializações em Engenharia de Produção, Finanças, Investimentos e Serviços Bancários. Desenvolveu carreira dentro de grandes indústrias, como a Hexion, e há mais de 15 anos atua em cargos de liderança, organizando processos, gerindo orçamentos e desenvolvendo e acompanhando projetos no setor privado.

Ingrid Lerch – Secretária de Administração ingressou na atividade pública em 1992 nas áreas administrativa e contábil, inclusive prestando consultoria para prefeituras. Em Montenegro, foi diretora de Planejamento entre 2003 e 2007, já foi secretária de Administração entre 2008 e 2012 e, recentemente, diretora de Contabilidade em 2019. Foi secretária da Fazenda em Capela de Santana; e secretária de Licitações em Triunfo.

José Clebio Ribeiro da Silva – Secretário de Meio Ambiente é biólogo com experiência em gestão de projetos. Trabalhou por anos na antiga fábrica da Pepsi-Cola e, depois, na Oxiteno S/A, junto ao Polo Petroquímico. Também foi professor de Ciências na Escola Estadual Dr. Paulo Ribeiro Campos, o Polivalente. Defende que a educação ambiental é importante ferramenta para solucionar a maior parte dos problemas na área.

Loreni Cristina Reinheimer – Secretária de Saúde já no Governo Kadu é enfermeira obstétrica de formação com especializações nas áreas de UTI, Obstetrícia e Bloco Cirúrgico. Em 27 anos de carreira, trabalhou nos hospitais Pompéia e Unimed de Caxias do Sul; e foi professora nas universidades UCS e Unisc. Com MBA em Gestão, também comandou a secretaria da Saúde de Pareci Novo entre 2013 e 2016.

Luís Fernando Ferreira – Secretário de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania trabalhava, até o ano passado, como assessor na Câmara de Vereadores. Antes disso, esteve por dez anos na Assembleia Legislativa e no Governo do Estado, como assessor e funcionário nas pastas da Educação e Habitação. É militante do Movimento Negro e destaca sua participação em diferentes ações de voluntariado.

Márcio Reinheimer – Assessor de Comunicação é jornalista formado pela Unisinos e trabalhou por mais de 30 anos no Jornal Ibiá. Iniciou carreira no veículo de comunicação em 1990 e foi promovido a editor-chefe em 1997, cargo que exerceu ininterruptamente até 2011 e, depois disso, em períodos alternados, por mais cinco anos. Em 2005, criou a coluna Cenário Político, página semanal sobre os bastidores da política local.

Neri de Mello Pena – Secretário de Viação e Serviços Urbanos terminou mandato como vereador pelo PTB, na Câmara, em dezembro. Atua profissionalmente na área de construção civil e destaca que, de seu contato com a comunidade, pôde conhecer os problemas da cidade, especialmente os da periferia. Elenca como prioridades a limpeza das ruas, conservação das calçadas e as redes de esgoto danificadas.

Renan Boos – Chefe de Gabinete é economista formado pela Unisinos e servidor público concursado da Prefeitura de Montenegro. Vinha trabalhando na Secretaria Municipal da Saúde e já esteve na Habitação entre 2008 e 2012 em cargo de confiança. Na iniciativa privada, passou pelo segmento de seguros e na gestão administrativa de cartórios. Enquanto Gustavo Zanatta era vereador, entre 2013 e 2016, Boos era seu assessor.

Silvio Kaél – chefe da gerência de Contratos e Convênios foi consultor de marketing durante a campanha de Zanatta. Acumula experiência no serviço público, estando por completar, em março, 16 anos de atuação na Câmara de Vereadores de Montenegro, onde liderou um recente trabalho de modernização de processos que chegou a ser reconhecido estadualmente. Graduado em Marketing pela Ulbra, já teve uma passagem pela Prefeitura no terceiro governo Ivan Zimmer, entre 2001 e 2004.

Vlademir Ramos Gonzaga – Secretário Geral trabalhou por mais de 30 anos no Polo Petroquímico. Seu último emprego foi na empresa Innova, como supervisor de produção. É formado em Gestão da Produção pela Feevale e tem relação com a Política desde 1992 quando o sogro elegeu-se vereador. Militante do PTB desde aquela época, concorreu à Câmara por duas vezes e, em ambas, foi suplente da legenda.

Waldir João Kleber – Secretário de Indústria, Comércio e Turismo é médico urologista. Foi presidente da Unimed Vale do Caí em duas gestões, inclusive durante a construção do hospital. Também foi presidente da Associação Comercial Industrial e de Serviços (ACI) de Montenegro e Pareci Novo, cargo que exerceu por dois mandatos, período em que foi criada a feira regional de negócios “ExpoACI”.

Deixe seu comentário