Além de reduzir o uso de embalagens, é preciso fazer o descarte correto para evitar que o lixo polua o meio ambiente. FOTO: ARQUIVO/JORNAL IBIÁ

Diante de uma mesa típica das festas de final de ano, quando a refeição costuma ser mais apetitosa, os excessos são comuns. E a gula pode até pesar um pouco na consciência, mas normalmente alguns cuidados nos dias seguintes resolvem os problemas com a balança. Já o mesmo não se pode dizer em relação ao meio ambiente, que também sofre com os excessos dessa época.

A Organização das Nações Unidas (ONU) fez um alerta para a “ressaca” de plástico com as festas de final de ano. Esse aumento no consumo significa mais embalagens, tanto de alimentos como de presentes. E, por isso, a ONU Meio Ambiente dá algumas dicas para reduzir os resíduos, além de dar um destino correto ao lixo. São práticas necessárias em um consumo consciente.

Confira as dicas da ONU
Não use copos nem talheres de plástico nas festas. Em vez disso, converse com amigos e familiares e peça emprestado o que precisar.
Evite embalagens plásticas desnecessárias ao sair para comprar a comida das celebrações. Compre vegetais e frutas “soltos” (sem sacos plásticos) e leve seus próprios recipientes e bolsas reutilizáveis para as compras.

Recicle tudo que puder e confira as indicações de descarte nas embalagens antes de jogar o lixo fora.
Se você tiver outras ideias para passar o Ano-Novo livre dos plásticos, compartilhe nas suas redes sociais para inspirar outras pessoas.

Deixe seu comentário