FOTO: CAMPANHA/DIVULGAÇÃO

“No primeiro ano, temos de trabalhar com o orçamento deixado pela Administração atual, como a lei determina. Mesmo assim, a comunidade logo verá que escolheu um novo jeito de governar”. Assim escreveu o prefeito eleito, Gustavo Zanatta, num dos espaços do “Fala Candidato”, oferecido semanalmente pelo Jornal Ibiá a todos os que concorriam ao cargo de chefe do Executivo montenegrino entre outubro e novembro.

Numa das maiores coberturas da história das eleições municipais, o Ibiá, além do espaço de artigos, teve entrevistas com candidatos a prefeito e vice, programa especial do “Pronto. Falei!” com temas sorteados, dois debates e acompanhamento das apurações em tempo real. Tudo com cobertura impressa e através das mídias sociais e rádio web, produzindo um variado conteúdo para auxiliar os eleitores na hora do voto.

O resultado disso, em complemento ao plano de governo, é a documentação das promessas de campanha feitas durante a corrida eleitoral. O “novo jeito de governar” prometido por Zanatta e seu vice, Cristiano Braatz, consiste em uma série de medidas e iniciativas. Destacamos aqui algumas das principais para você, como cidadão, conseguir acompanhar e fiscalizar.

VEJA A SEGUIR:
– Ampliação da cobertura do videomonitoramento com câmeras em escolas e postos de saúde – Plano de Governo.

– Ampliação do horário de atendimento da Unidade Básica de Saúde do Centro que atenderá das 7h às 23h – Artigo publicado no Fala Candidato.

– Conseguir mais profissionais especializados, como fisioterapeutas e nutricionistas, para o Município e o Hospital Montenegro, diminuindo gastos com transportes de pacientes – Debate em 28/9.

– Corte de cargos de confiança e valorizar o servidor de carreira através de função gratificada – Pronto. Falei! em 3/11.

– Criação de um Fundo de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Turismo – Plano de Governo.

– Criação de uma Cooperativa de Catadores com revitalização da usina de reciclagem. Carrocinhas de tração humana serão padronizadas – Plano de Governo.

– Criação do CAPS II, focado em álcool e droga – Plano de Governo.

– Descentralização do comércio, com incentivo às lojas de bairro – Debate em 28/9.

– Descontos de IPTU para residências que implantem técnicas sustentáveis, como sistema solar ou reaproveitamento de água, em sua propriedade – Plano de Governo.

– Diálogo e boa relação com a Câmara de Vereadores, “não necessariamente distribuindo cargos”, mas atendendo as demandas sejam dos vereadores governistas ou dos da oposição – Entrevista com o candidato em 24/9.

– Dois grupos vão trabalhar atendendo as estradas do interior. Um seguirá cronograma definido junto ao Conselho de Desenvolvimento Rural. Outro, atacará as situações mais emergenciais. Produtores serão chamados a participar de mutirões – Artigo publicado no Fala Candidato.

– Em etapas, construção do Centro Administrativo no bairro Timbaúva que englobe, num só lugar, todos os setores da Prefeitura, diminuindo gastos com deslocamentos e aluguéis – Pronto. Falei! em 3/11.

– Expansão dos serviços e da infraestrutura da Guarda Municipal. Fiscalização do trânsito deve ficar a cargo da corporação – Plano de Governo.

– Farmácia Móvel para que idosos e doentes não precisem enfrentar filar pra retirar remédios. A Prefeitura irá até ele – Artigo publicado no Fala Candidato.

– Fechamento de ruas em domingos e feriados para uso exclusivo de pedestres; e criação de áreas específica para caminhadas em ruas da cidade – Plano de Governo.

– Implantação de sistema inteligente da gestão da iluminação pública, com a diminuição da luminosidade quando necessário, instalação de sensores de presença, substituição por lâmpadas LED e capacidade de detectar quais postes estão com problemas nas lâmpadas – Plano de Governo.

– Instalação de sinaleiras para pedestre com sinal sonoro – Plano de Governo.

– Maior informatização do acesso ao Poder Público, melhorando o layout do site da Prefeitura, remodelando a ouvidoria e lançando um aplicativo para celular para apontamento de demandas por serviço e outros encaminhamentos, como o de alvará e o de IPTU – Pronto. Falei! em 3/11.

– Mais investimentos na formação de mão de obra para qualificar serviços e atendimento nas empresas locais – Debate em 11/11.

– Mapeamento de todos os bairros, ruas e localidades para entender porque as principais reclamações da comunidade são quanto a buracos em ruas; e, a partir daí, resolver o problema – Pronto. Falei! em 3/11.

– Na área social, não apenas distribuir cestas básicas, mas dar dignidade às famílias vulneráveis. Um caminho seria a criação de uma cooperativa de fabricação de fraldas que empregue e doe o produto final – Debate em 28/9.

– Novo programa de revitalização e incentivo aos bens do Patrimônio Histórico – Plano de Governo.

– Para o Comércio, criação de um centro de compras popular; e mais campanhas de valorização, com sorteios (pelo menos três por ano) – Entrevista com o candidato em 24/9.

– Parceria com empresa que assuma o restaurante do Parque Centenário e, como contrapartida, assuma a manutenção e limpeza do espaço de lazer – Entrevista com o candidato em 24/9.

– Parceria com empresas privadas para a completa cobertura de sinal digital, com telefonia e internet, nas áreas rurais descobertas – Plano de Governo.

– Parceria com empresas que façam manutenção das placas de rua em troca de espaço para publicidade – Entrevista com o candidato em 24/9.

– Programa de bônus aos produtores rurais terá benefícios ampliados – Artigo publicado no Fala Candidato.

– Reativação dos eventos multiescolares, como shows de bandas e eventos esportivos – Plano de Governo.

– Redução de impostos municipais – Entrevista com o candidato em 24/9.

– Retomada do projeto Viva Bairro, iniciativa criada originalmente pelo Jornal Ibiá e que levava serviços, cultura e lazer para as comunidades – Debate em 11/11.

– Revisão do plano de carreira dos professores dentro das possibilidades financeiras do Município – Entrevista com o candidato em 24/9.

– Revitalização do Balneário Municipal, com parceria com empresa para exploração e manutenção do espaço – Plano de Governo.

– Roteiro gastronômico para cervejaria artesanal – Plano de Governo.

Deixe seu comentário