Atividade também exercita o lado criativo das crianças Foto: Reprodução/Freepik

No momento em que a tecnologia já não consegue mais prender a atenção dos pequenos, os brinquedos no armário já perderam a graça e o isolamento social continua sendo uma das principais formas de prevenção contra o coronavírus, a antiga brincadeira de fazer os próprios brinquedos volta à cena. Criar brinquedos recicláveis com as crianças vai muito além da diversão, é uma oportunidade para a família abordar o conceito de sustentabilidade de forma criativa e divertida.

Conseguir entreter os pequenos durante a pandemia da Covid-19 é uma tarefa desafiadora para os pais, mas que pode ser muito enriquecedora. Além de estimular o lado criativo, construir brinquedos recicláveis ajuda a desenvolver a coordenação motora da criança, melhora a concentração e ajuda na solução de problemas.

Além disso, criar um brinquedo com materiais recicláveis em conjunto com a criança ensina também a diminuir o consumo exagerado, e priorizar os brinquedos que eles realmente querem, não aqueles que viram e pediram por impulso. Quando a criança deixar de brincar, porque o objeto quebrou ou porque ela simplesmente enjoou, é hora de dar um destino correto ao brinquedo. Este também é um bom ensinamento.

Grande parte do material plástico é 100% reciclável, por isso é importante descartá-lo por meio da coleta seletiva. “O descarte é mais uma oportunidade para os pais conversarem com os filhos sobre a importância de dar o encaminhamento correto aos resíduos recicláveis, para que eles possam ser reciclados e estejam aptos a voltar para a cadeia produtiva”, diz Simone Carvalho, uma das coordenadoras do Movimento Plástico Transforma. Neste finalzinho de mês das crianças, ainda oferecemos uma página de diversão para elas.

E aí, curtiu a ideia? Confira algumas dicas pra botar em prática com a criançada
Pé de lata

Foto: Reprodução Internet

Material:
– 2 latas vazias de leite em pó (de 400g);
– Prego;
– Martelo;
– Fita adesiva colorida para decorar a lata (pode usar tinta, papel para encapar ou qualquer outro material que deixe a lata bem bonita);
– 2 pedaços de barbante de 1,5 metro cada um.

Como fazer:
1 – Com um prego e o martelo, faça dois furos no fundo de cada lata (essa é uma tarefa para adultos).
2 – Decore as latas com as fitas adesivas coloridas do jeito que a criatividade mandar.
3 – Para finalizar cada lata, passe o barbante pelos dois furos, de fora pra dentro da lata. Dê alguns nós nas pontas para que fiquem bem firmes e não escapem durante a brincadeira.
4 – Agora é partir pra brincadeira. Ajude a criança a subir nas latas e puxar o barbante na altura dos quadris. Então é só começar a dar passos com seus pés de lata.

Bilboquê

Foto: Reprodução Internet

Material:
– 1 Garrafa pet;
– 2 Tampas de uma garrafa;
– 1 Barbante de lã;
– Cola quente;
– Material para enfeitar o brinquedo (papéis picados, fitas adesivas coloridas e etc).
Como fazer:
1 – Corte a parte de cima da garrafa pet.
2- Coloque o barbante no meio das duas tampinhas de garrafa e cole-as com cola quente.
3 – Amarre o barbante no bico da garrafa pet, aquela onde se coloca a tampa para fechar a garrafa.
4 – Agora é só enfeitar e começar a brincadeira!

Futebol de mesa

Foto: Reprodução Internet

Material:
– Caixa de sapatos;
– Palitos de madeira;
– Prendedores de roupa;
– Estilete;
– Pincel atômico;
– Régua;
– Pistola de cola quente e cola quente;
– Papel de embrulho para cobrir a caixa;
– Tinta spray;
– Fita adesiva;
– Bolas de pingue-pongue.

Como fazer:
1 – Comece determinando em quais lugares dos palitos ficarão os prendedores (que serão os “jogadores”). Podem ser usados um “goleiro” e três “jogadores” de cada lado, sendo necessário manusear apenas dois palitos, ou a formação pode ser da sua preferência.
2 – Deixe os prendedores de roupas em posição vertical e coloque o palito diretamente na parte externa da caixa.
3 – Faça uma marca aproximadamente 1/4 acima do palito, para criar o buraco. Isso para que os prendedores possam se mover sem bater no fundo da caixa.
4 – Com o estilete faça o furo (basta pressioná-lo contra a caixa e girá-lo). Então, empurre o palito pelo furo e marque, no interior da caixa, onde você deseja o furo do outro lado.
5 – Coloque os palitos e os prendedores nos locais desejados. Com o lápis, marque onde os prendedores estão, pois você ainda terá que retirá-los da caixa para pintá-los e colar todos eles.
6 – Com a cola quente, cole os prendedores nos palitos. Depois, em uma área ventilada, utilize a tinta spray para pintar tudo ao mesmo tempo.
7 – Embrulhe a caixa com o papel e corte, na caixa, os lugares onde ficarão os “gols”.
8 – Depois de secos, coloque os palitos com os prendedores de volta na caixa e utilize uma bola de pingue-pongue.

Cavalinho de cabo de vassoura e garrafa PET

Foto: Reprodução Internet

Material:
– 1 garrafa pet de 2 litros;
– Lã vermelha ou na cor de sua preferência;
– 1 cabo de vassoura (certifique-se de que ele caiba dentro do bocal da garrafa);
– Papel-cartão marrom e preto;
– Cartolina branca;
– Cola quente;
– Fita adesiva;
– Lápis;
– Tesoura.
Como fazer:
1 – Introduza o cabo de vassoura no bocal da garrafa (só a pontinha) e fixe com a fita adesiva, deixando bem firme.
2 – Amasse com força a garrafa pet, de modo a marcar o rostinho do cavalo.
3 – Nos papéis-cartões marrom e preto, desenhe as orelhas do animal. Podem ser feito dois triângulos maiores no preto e dois um pouco menores no marrom. Depois, basta colocar o pequeno dentro do grande com a cola quente.
4 – Usar a tampinha da própria garrafa pet para desenhar a circunferência dos olhos do cavalo na cartolina branca. Depois, com a ajuda de uma moeda, traçe uma bolinha menor no papel-cartão preto, a “pupila” do animal. Então é só fixar um dentro do outro com a cola quente, como foi feito com as orelhas. Com uma moeda maior, desenhe os dois buracos do focinho no papel-cartão preto. E corte um pedacinho de lã vermelha para servir de boca.
5 – Agora é a hora de elaborar a crina da cabeça do cavalo. Enrole a lã nos dedos, corte com a tesoura e amarre com um pedacinho da própria lã. Pra deixar tudo bem soltinho, é só cortar do outro lado.
6 – O último passo é fixar todos os elementos na garrafa pet, a cabeça do cavalo, com a cola quente. Você também pode fazer um furo de cada lado da boca do animal, e colocar um barbante para fazer de rédea.
7 – O seu cavalo está pronto! Agora é só montar dele e sair galopando por aí.

Compartilhar

Deixe seu comentário