Em tempos de crise ambiental, a importância de sermos mais ecológicos aumenta em prol da sustentabilidade necessária para a preservação do planeta. Apesar de não ser tão simples assim, se algumas dicas forem seguidas, é possível contribuir com a preservação do nosso ecossistema. (GK)

Evitar o uso de papel toalha
Existem alternativas reutilizáveis no mercado, que podem substituir o papel toalha na cozinha. Os panos de microfibra, por exemplo, possuem melhor custo benefício em longo prazo e cumprem a mesma função do papel toalha. Além deste material, existem marcas que produzem embalagens reutilizáveis a partir da cera de abelha.

Embalagem feita a partir de cera de abelha. Foto: reprodução internet
Versão de pano é a melhor alternativa à sacola plástica. Foto: reprodução internet

Evitar o uso de sacolas plásticas
Sacolas reutilizáveis feitas de pano ou outros materiais são grandes alternativas às sacolas plásticas comum, que causam muitos danos ao meio ambiente quando são descartadas. Esssas bolsas ecológicas também podem ser feitas em casa, dando nós nas pontas de um pedaço grande de tecido.

Separar o lixo e praticar compostagem
Separar o lixo é uma tarefa simples e pode ser facilmente praticada. Além disso, restos de comida podem servir como compostagem, processo biológico de valorização da matéria orgânica.

Modelo de composteira doméstica utilizada no Centro de Treinamento de Agricultores de Montenegro (CETAM). Foto: arquivo Jornal Ibiá

Ter uma horta
Apesar de ser um pouco trabalhoso, ter uma horta é um ato sustentável e é satisfatório ao meio ambiente e ao bolso de quem cultiva. Dessa forma, várias compras no mercado são eliminadas, além de se evitar as sacolas plásticas.

Cultivo de hortas tem crescido nos últimos tempos. Foto: arquivo Jornal Ibiá

Preparar a própria comida
Ao invés de pedir tele-entrega, preparar a própria comida evita que embalagens desnecessárias sejam utilizadas e as habilidades culinárias aumentam. Assim, menos lixo é gerado e o meio ambiente agradece.

Dotes gastronômicos podem ajudar na hora de ser ecológico. Foto: banco de imagens
Comida prestes a estragar pode ser útil se for congelada. Foto: reprodução Gluten Free SCD and Veggie

Congelar restos de comida antes que estraguem
Aquelas frutas que estão começando a apodrecer podem servir para outras receitas, como shakes e smoothies, caso sejam levadas ao congelador antes de estragar completamente. Os restos das refeições comuns também podem ser congelados e aquecidos quando não há tempo para cozinhar. Mas é importante lembrar que só será uma ação sustentável se recipientes reutilizáveis forem usados.

Ir à feira
Fazendo compras nos mercados, as pessoas não têm ideia da gigantesca cadeia de produção atrás daqueles ingredientes. No caso dos pequenos produtores, menos água é gasta, além de menos aditivos serem aplicados na terra e nos vegetais, como pesticidas e conservantes.

Feiras promovem sustentabilidade e pequenos produtores. Foto: arquivo Jornal Ibiá

Mudar a descarga do banheiro
Alguns modelos possuem dois tipos de descarga, uma para sólidos e outro para líquidos. Ter botões diferentes pode economizar até três litros de água por acionamento.

Tecnologia Hydra Duo permite a escolha de dois tipos de descarga. Foto: divulgação Deca

Não ligar a máquina de lavar por qualquer coisa
Em ambos os casos, de lavar roupas e lavar louças, ligar os eletrodomésticos com poucos objetos é um desperdício. Separar as roupas coloridas das brancas ou pretas e lavar tudo de uma vez, em um dia só, é a melhor opção. Para pratos e talheres, é necessário que todos os compartimentos estejam preenchidos antes que a máquina seja ligada.

Usar a máquina de lavar louças sem preencher todos os compartimentos é desperdício. Foto: Reprodução Pixabay

Secador de cabelo e prancha elétrica
O secador e a chapinha gastam muita energia, principalmente se usados em conjunto e caso fiquem conectados na tomada por muito tempo. Libertar-se deles e usar o tempo que seria gasto cuidando dos cabelos em algo mais divertido pode ser uma boa escolha, mas, se não for possível, tente usar o mais rápido que puder.

Uso excessivo do secador de cabelo e da chapinha é gasto de energia desnecessário. Foto internet

Deixe seu comentário