fotos: Reprodução/Internet

Aniversário é uma data que sempre gera comemorações. Nessas ocasiões, porém, além de muita felicidade, gera-se outra coisa: lixo. São diversos tipos de resíduos, que depois da festa, são descartados. Copos, bexigas, pratos e guardanapos, ficam alimentando o ciclo de poluição no Meio Ambiente. Foi pensando nisso que separamos algumas dicas simples para você tornar a sua celebração mais consciente com o planeta Terra, do convite à decoração, é possível trazer a sustentabilidade e ainda festejar.

O convite
O início de toda celebração conta com o convite. De diversos tamanhos e cores, eles são produzidos normalmente com papel, um material que é poluente ao Meio Ambiente. Diante disto, uma das alternativas é o convite virtual. Além de te oferecer uma maior liberdade para criar, o convite virtual não vai entrar para o acúmulo de resíduos no mundo, e pode da mesma forma ser guardado pelos convidados.

O local
Se a festa é ecológica, nada melhor do que promover em meio a natureza. Uma dica é organizar a celebração ao ar livre, com bastante verde presente. Pode ser um parque, quintal ou até a área verde de um clube, o que importa é valorizar as plantas e preservar o espaço. A economia de energia elétrica também é um fator que ajuda o Meio Ambiente – e o nosso bolso.

A decoração
Quando o assunto é decoração, aposte no comestível. Além disso, procure materiais ecológicos, que possam ser usados após a festa, como por exemplo: o vidro. Uma dica também é usar os utensílios tradicionais de louça, para evitar que as crianças tenham que utilizar copos de vidro. Se não tiver na quantidade adequada, opte pelas opções em acrílico, que podem ser lavadas e reutilizadas.

A diversão das crianças está garantida!
Em aniversário ecológico, a tecnologia pode dar espaço aos famosos jogos com materiais reciclados. As crianças podem se divertir muito com esses jogos. Separamos algumas opções que você pode fazer em casa:

fotos: Reprodução/Internet

– Jogo de argolas
Você vai precisar de: garrafas pet, folhas de jornal, rolos de fitas adesivas coloridas e bolinhas de gude.
Como fazer: retire os rótulos das garrafas e decore-as como quiser utilizando as fitas adesivas coloridas. Coloque dentro de cada garrafa bolinhas de gude para evitar que elas caiam. Para fazer as argolas, enrole a folha de jornal, torça e prenda uma extremidade a outra. Depois encape as argolas com fita adesiva para deixá-las mais resistentes.

fotos: Reprodução/Internet

– Cai não cai
Você vai precisar de: garrafa pet, palito de churrasco, bolinha de gude e fita adesiva colorida.
Como fazer: Faça furinhos espalhados na garrafa utilizando um prego. Coloque os palitos de churrasco nos furos, atravessando a garrafa. Faça uma abertura na parte de baixo para retirar as bolinhas que caírem. Encha a parte de cima da garrafa com as bolinhas de gude e pronto.

fotos: Reprodução/Internet

– Carrinho de sucata
Você vai precisar de: embalagem de amaciante, papel estampado, fita adesiva estampada, tampinhas de garrafa, rolinhos de fita adesiva vazio.
Como fazer: Utilize os papéis estampados para enfeitar a embalagem da maneira que preferir. Para as rodinhas, encaixe cada tampinha de garrafa em um rolinho de fita adesiva vazio. Desenhe círculos no papel estampado para colar na tampinha. Passe cola no rolinho formando um semicírculo e cole na embalagem. Faça isso com as quatro rodinhas. Agora e só utilizar as canetinhas para desenhar os detalhes do seu carro e pronto!

Deixe seu comentário