Renascença se apresenta nesta sexta em Viamão

Participação será nesta sexta-feira com a peça “Um pistoleiro cabra da peste”

O grupo Renascença Cia de Teatro representará Montenegro em mais um evento estadual. Agora é Viamão quem recebe o espetáculo “Um pistoleiro cabra da peste”, no 5º Festival Viamonense de Teatro Estudantil. A comédia é baseada na literatura de cordel e será apresentada na praça central Júlio de Castilhos nesta sexta.

Esta montagem é produto de uma parceria entre a trupe e a Escola Promorar, do bairro Germano Hencke, que está firmada desde 2013. Com o acordo, os estudantes do bairro são preparados para a encenação. Esse é um projeto de formação de jovens atores. O festival contará também com 17 equipes gaúchas e um grupo de São Paulo, oportunizando debates, oficinas e palestras.

A peça que os montenegrinos apresentarão é baseada em textos de cordéis de Guaipuan Vieira, renomado escritor e cordelista brasileiro, que liberou sua obra para este projeto, além de ceder materiais de pesquisa. Os jovens atores construíram o texto base e exploraram o universo da cultura popular nordestina, pesquisando as características sociais da região e seus dialetos para produzir uma forma de representação mais próxima àquela cultura.

Tudo começa quando Mainha, pistoleiro nordestino, é procurado pelo Delegado da capital que chega em Buraco Fundo para prendê-lo, porém, numa tentativa de fuga, Mainha se disfarça de garçonete gerando uma série de confusões e revelações inesperadas. A direção conta com Everton Santos, assessoria de Eneida Muller, Neiva Azevedo e Andréa Lucena e atuação de Vitor Cunha, Laine Freitas e Camila Neves.

Deixe seu comentário