Filmes, dirigidos, mulheres, cinema, 2018, Aos, Teus, Olhos, Carolina, Jabor
Cena do filme brasileiro Aos teus Olhos, dirigido por Carolina Jabor. Foto: reprodução internet

Representatividade importa, sim! E falta representatividade feminina – ainda, infelizmente – em muitos âmbitos. Na indústria cinematográfica não é diferente. E para rememorar as mulheres que tanto contribuem com a produção de obras da sétima arte, sem muitas vezes terem devido reconhecimento e valorização, listamos filmes dirigidos por elas.  Alguns ainda chegarão às telas em 2018, outros já foram exibidos no início do ano e conquistaram a crítica mundo afora, caso de Lady Bird, a hora de voar. Confira:

On the Basis of Sex, dirigido por Mimi Leder, sem previsão de estreia. O filme conta a história de Ruth Bader Ginsburg, a segunda mulher na história a se tornar juíza na Suprema Corte Americana e a primeira judia. Antes de ser nomeada pelo então presidente Bill Clinton, em 1993, Ginsburg já militava pelos direitos das mulheres.

Lady Bird, a hora de voar, dirigido por Greta Gerwig, estreou em fevereiro, concorrendo ao Oscar de melhor filme, melhor diretor e melhor roteiro original . Christine “Lady Bird” MacPherson está no último ano da escola e se sente deslocada. Ela quer aventura, sofisticação e oportunidades, mas não encontra nada disso em sua escola na pequena cidade de Sacramento. O filme acompanha sua jornada no último ano e suas descobertas da juventude.

Mary Queen of Scots, dirigido por Josie Rourke, estreia em 2 de novembro. Filme sobre a história de Mary Stuart, rainha da Escócia que entrou em uma disputa pelo trono da Inglaterra com Elizabeth I, sua prima. Depois de ser capturada, Mary ficou presa por 18 anos e foi executada.

Aos teus Olhos, dirigido por Carolina Jabor, estreia em abril. O filme conta a história de Rubens (Daniel de Oliveira), um professor de natação infantil que sofre uma acusação inesperada de uma mãe, via rede social, que provoca um linchamento virtual imediato, desenrolando a trama.

Uma Dobra no Tempo, dirigido por Ava DuVernay, estreia em 29 de março.

Praça Paris, dirigido por Lucia Murat, sem previsão de estreia.

Mudbound: Lágrimas Sobre o Mississipi, dirigido por Dee Rees, estreou em fevereiro.

You Were Never Really Here, dirigido por Lynne Ramsey, estreia em 6 de abril.

A Festa, dirigido por Sally Potter, estreou em fevereiro.

The Nightingale, dirigido por Jennifer Kent, estreia neste ano.

Ophelia, dirigido por Claire McCarthy, estreou em 22 de janeiro.

Deixe seu comentário