Agentes e guias de turismo conheceram a Rota Sabores e Saberes CRÉDITO: Divulgação

Acontece nesta terça-feira, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, em Porto Alegre, a solenidade de sanção e entrega da lei que institui a Rota Turística do Vale do Caí. A assinatura será realizada pelo governador José Ivo Sartori. O projeto, de autoria do deputado estadual Tiago Simon (PMDB), foi aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa em 27 de março e tem como objetivos o desenvolvimento sustentável do potencial turístico regional, o fortalecimento, a ampliação e o desenvolvimento da produção local nas áreas do turismo cultural, histórico, religioso, gastronômico, ecológico, de aventuras ou arquitetônicos.

A lei prevê o incentivo à organização produtiva das comunidades locais relacionadas ao turismo, ao artesanato e à geração de novas fontes de emprego e renda nos 19 municípios que fazem parte da rota. São eles: Alto Feliz, Barão, Bom Princípio, Brochier, Capela de Santana, Feliz, Harmonia, Linha Nova, Maratá, Montenegro, Pareci Novo, Salvador do Sul, São José do Hortêncio, São José do Sul, São Pedro da Serra, São Sebastião do Caí, São Vendelino, Tupandi e Vale Real.

Estão inclusas na nova rota a Rota Caminho das Velhas Colônias e a Rota Sabores e Saberes, além de atrativos como o Túnel de Linha Bonita, em Salvador do Sul, e a Estrada do Rio Branco, primeiro caminho de tropeiros ligando o porto de São Sebastião do Caí à Serra Gaúcha. Também estão contemplados na lei cascatas, morros, matas, reservas e parques ambientais e monumentos que integram o Patrimônio Histórico e Cultural de âmbito nacional, estadual e municipal.

Profissionais da área do turismo visitam a região
No último sábado, dia 5, um grupo de mais de 20 agentes e guias de turismo de Porto Alegre, Região Metropolitana e Pelotas fizeram uma visita técnica ao Vale do Caí. O objetivo, segundo o diretor da Estação Turismo, Sílvio André Müller da Silva, foi a divulgação e o conhecimento do Vale da Felicidade.

Foram visitadas propriedades rurais, dentre as quais, algumas pertencentes à Rota Sabores e Saberes. Os profissionais passaram por localidades de Montenegro, São Sebastião do Caí, Harmonia, Tupandi e São José do Sul. O grupo foi conduzido pela guia de turismo Rosane da Silva Antunes.

Deixe seu comentário