Evento é uma das atividades do Novembro Azul. Foto: reprodução internet

Saúde. Cidades realizam eventos sobre prevenção do câncer de próstata

Com o objetivo de conscientizar os homens para os riscos do câncer de próstata, ocorre neste mês a campanha Novembro Azul. Nos municípios da região, as áreas da saúde dos Executivos locais estão preparando atividades de prevenção e conscientização sobre a doença que, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, mata um homem a cada 38 minutos.

Na próxima terça-feira, dia 14, a secretaria de Saúde e Assistência Social de Pareci Novo irá realizar uma palestra ministrada pelo major Gilvani Silveira e o capelão major Dilnei Machaski sobre prevenção em saúde. O evento ocorre às 19h, na Sociedade Cultural Pareci Novo. Conforme a secretária Solange Salapata Reisdorfer, no encontro, serão debatidos diversos assuntos, sendo o evento alusivo ao Novembro Azul (que alerta sobre o câncer de próstata), o Outubro Rosa (que conscientiza sobre o câncer de mama), o Dezembro Vermelho (sobre prevenção da AIDS) e o Dezembro Laranja (que conscientiza sobre o câncer de pele). Solange salienta ainda que, a partir das 18h15min, haverá ônibus passando pelos postos de saúde das comunidades do interior para levar os participantes até o Centro.

Em Brochier, ocorre no dia 21 o Dia D Homens, a partir das 13h, no auditório da Prefeitura. De acordo com a secretária de Saúde e Assistência Social, Mônica Aline Kerber Neis, o evento contará com uma palestra sobre a saúde do homem e também serão distribuídos vales para exame de antígeno prostático específico (PSA). A realização conta com apoio da Emater/RS-Ascar e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Brochier.

São José do Sul irá realizar um evento alusivo ao Novembro Azul no dia 25. Neste dia, serão atualizadas gratuitamente as cadernetas de vacinação dos homens participantes e também será realizado exame de PSA. Interessados devem se inscrever para o evento no Centro de Saúde até o dia 23. Haverá duas turmas, uma pela manhã e outra pela tarde. No dia, médicos do laboratório que realizará o exame e também do Município irão estar à disposição do público para esclarecer dúvidas.

O Dia D Saúde do Homem em Maratá será realizado em 30 de novembro. O evento terá uma palestra sobre a saúde do homem, atividades lúdicas e também contará com o agendamento dos exames de PSA Total, que terá a coleta do material realizada a partir da semana seguinte. O encontro ocorrerá às 13h30min, no Restaurante Canecão, no Parque Municipal da Oktoberfest.

Deixe seu comentário