Conferência Estadual acontece de 9 a 11 de junho, na capital gaúcha foto: Reprodução/Conselho Estadual de Saúde

Debates. Encontros municipais definirão representantes para a Conferência Estadual, que acontece no próximo mês

A semana será de discussão sobre a saúde da mulher nos municípios da área de cobertura do Ibiá. Preparando-se para a 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres, que acontece de 9 a 11 de junho em Porto Alegre, Brochier e São José do Sul, no dia 17; Maratá, dia 18; e Pareci Novo, dia 19, realizarão suas conferências municipais. O tema principal do encontro é “Saúde das mulheres: desafios para integralidade com equidade”.

Durante os encontros, serão debatidos cinco eixos em torno do tema principal. O primeiro trata da situação da saúde das mulheres e os determinantes econômicos, sociais e ambientais que levam ao seu adoecimento. O segundo eixo aborda as políticas públicas para as mulheres e a participação social. O terceiro discute a vulnerabilidade e a equidade na vida e na saúde das mulheres. O tema do quarto eixo é o mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúda das mulheres. O quinto eixo trata do papel do Estado no desenvolvimento sócio-econômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das representantes do sexo feminino.

Em Brochier, a Câmara de Vereadores receberá a 1ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher. O evento inicia às 13h30min, com credenciamento, e às 14h ocorre uma roda de conversa sobre o tema com mediação das psicólogas Suelen Rutzsats e Bruna Castro de Deus. Às 15h, acontece encaminhamento das propostas e escolha dos delegados. Após, haverá encerramento com confraternização.

“Durante a conferência, serão criados grupos de discussão para debater os assuntos e enviar as propostas para o Conselho Estadual, bem como as representantes do município”, destaca a secretária Mônica Kerber Neis. Ela reforça que a participação do público feminino é de grande importância, pois serão abordados assuntos no âmbito da saúde da mulher que poderão contribuir para a melhora da saúde pública.

Em São José do Sul, a 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres inicia às 13h, no Salão de Evento da Secretaria Municipal de Saúde, Saneamento e Assistência Social. Às 14h, ocorre a apresentação dos eixos norteadores. Após intervalo, às 16h, haverá a escolha dos delegados que representarão o município na etapa estadual da conferência.

Na quinta-feira, a partir das 13h, acontece a 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres de Maratá. O evento será no auditório do Centro de Saúde. Às 13h45min, ocorre palestra com a médica Luciana de Lima e a psicóloga Eva Solange Rosa de Oliveira. Após intervalo das 15h às 15h15min, segue um debate sobre os cinco eixos e, às 16h15min, serão apresentadas as propostas temáticas e será feita a escolha das delegadas. Com a leitura do relatório final marcado para às 16h30min, o evento deve encerrar às 17h.

Em Pareci Novo, a 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres será na sexta-feira. O evento, que acontece no CTG Charla Galponeira, inicia às 9h, com a abertura oficial. Às 9h30min, terá início uma roda de conversa, que segue até as 11h, quando ocorrem debates e encaminhamentos, bem como a escolha de delegados que representarão o município na conferência estadual.

Deixe seu comentário