rodeio
Tiro de laço é uma das provas da Festa Campeira do RS — um dos maiores eventos do gauchismo —, de 16 a 19 de março foto: Arquivo/Jornal Ibiá

Ações. Entidades de 23 municípios buscarão reforçar as parcerias em 2017

Quem respira a cultura gauchesca já pode ir se preparando, pois o calendário de 2017 deve ser intenso. “Temos o orgulho de ser uma região reconhecida dentro do MTG pelo desenvolvimento cultural que desempenha. Somos a única região que já possui quatro Peões Farroupilha no Estado. O atual Peão, que ganhou o Entrevero no ano passado, em Portão, é Diego de Azevedo Andrade, de São Sebastião do Caí”, destaca o coordenador da 15ª Região Tradicionalista (RT), Claudio Rogelio Correia Oliveira.

Neste sábado, dia 4, a 15ª Região participa do Seminário de Prendas em São José do Ouro. Em seguida inicia a Festa Campeira do Estado do Rio Grande do Sul (Fecars), nos dias 16, 17, 18 e 19 de março.

O único evento organizado pela 15ª RT em parceria com o MTG/RS neste ano será o Entrevero Cultural de Peões em São Sebastião do Caí, previsto para os dias 6, 7 e 8 de abril.

Em maio, na cidade de Bagé, o pessoal da RT vai participar da Ciranda Cultural de Prendas, nos dias 25, 26 e 27. A etapa regional do Encontro de Arte e Tradição (Enart) vai ser nos dias 8 e 9 de julho, em Portão.

Ainda em julho vai ser realizada a 84ª Convenção Tradicionalista do MTG. Será no dia 29, em Lagoa Vermelha.

Em agosto, é a vez da inter-regional do Enart, em Santiago, nos dias 26 e 27. Já a final desse que é o maior evento artístico do tradicionalismo está marcada para ocorrer entre 17 e 19 de novembro, em Santa Cruz do Sul.

Conforme Claudio, em 2017 haverá novos eventos sob a organização da 15ª RT. Em março tem duas estreias: a 1ª Integração de Cavaleiros em Harmonia, nos dias 4 e 5. Já a primeira Integração Artística em Bom Princípio está marcada para os dias 25 e 26. Em maio haverá o 6º Rodeio Piá, nos dias 20 e 21, em local ainda não definido.

Para junho, a programação é o Fandango Regional, no dia 3. Ainda não se sabe onde vai ser. Na sequência acontece a fase regional da 48ª Ciranda Cultural de Prendas e do 30º Entrevero Cultural de Peões, nos dias 17 e 24, em Portão.

Em setembro, mês máximo dos festejos farroupilhas, ocorre a Expansão Regional da Chama Crioula, no dia 9 de setembro, em São Pedro da Serra.
O coordenador da 15ª está otimista com o calendário cultural. “As expectativas para o ano são as melhores possíveis, sempre trabalhando em parceria com todos os integrantes da 15ª RT e valorizando cada pessoa envolvida, seguindo uma tendência de todo o Estado”, finaliza. A 15ª RT reúne 74 entidades de 23 municípios da região e imediações.

19º SEMINÁRIO da 15ª Região Tradicionalista foi realizado em 17 de fevereiro, no Piquete de Laçadores Timbaúva, em Portão foto: Arquivo pessoal

Deixe seu comentário