Primeiro encontro do curso de turismo foi na última semana e pretende fortalecer este importante segmento

Na última sexta-feira, 2 de fevereiro, no Centro de Convivência em Salvador do Sul foi realizado o primeiro encontro do curso de Turismo em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com a participação de 23 pessoas. O curso é uma retomada do Caminho das Velhas Colônias, composto pelos municípios de Salvador do Sul, Maratá, Barão, Brochier e São Pedro da Serra, objetivando trazer esclarecimentos e planejamento do roteiro.

O supervisor do Senar da região de Caxias do Sul, Nilson Finger, traçou os módulos do curso, que terá 220 horas, e segue durante este ano com intervenções nos pontos turísticos dos cinco municípios, falando sobre diversas atividades que permeiam o turismo rural, como a receptividade aos turistas, culinária, hotelaria, trilhas ecológicas, entre outros. Os inscritos são participantes de entidades ligadas ao turismo, mas principalmente pessoas com propriedades no interior com potencial e interesse na recepção turística. “O que todos devem saber de antemão é que temos que estar 100% interessados em fazer a rota acontecer, que devemos oferecer o que há de melhor em nossa propriedade, e o curso vem para abrir esses horizontes, pois muitas vezes desconhecemos o potencial de nosso próprio espaço”, disse Nilson.

O curso de turismo é uma iniciativa das prefeituras municipais dos cinco municípios, através das secretarias do Turismo e da Educação, Emater e sindicatos dos Trabalhadores Rurais. A ideia de sua realização veio após um seminário sobre turismo rural realizado na 12ª Festur, em Salvador do Sul, em novembro de 2017, onde os participantes relataram suas dificuldades no ramo e destacaram a necessidade de um curso de capacitação.

Deixe seu comentário