Curso de cupcakes teve turmas cheias em três localidades do município. Foto: Prefeitura de São José do Sul

Formação. Objetivo é dar chances para munícipes virarem empreendedores

Com cursos planejados até o final do ano e com a possibilidade de trazer outras oportunidades de formação, o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Recriar busca empoderar e dar novas oportunidades de renda para as pessoas que aproveitam os cursos. As aulas de formação são promovidas através de parcerias do Cras, que é vinculado à secretaria municipal de Saúde, Saneamento e Assistência Social, à Emater/RS-Ascar, ao Serviço Social do Comércio (Sesc) e também, em alguns casos, com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

“Há um planejamento, mas ele não é estagnado”, destaca a secretária de Saúde, Saneamento e Assistência Social de São José do Sul, Silvani Maria Kremer. Ela salienta que os cursos são gratuitos, porém possuem limite de vagas. As inscrições sempre devem ser feitas no Cras Recriar, localizado ao lado do Centro de Saúde. Apesar disso, as aulas de algunas cursos também acontecem nas localidades de Linha Lerner e São José do Maratá.
“Buscamos não centralizar, assim as pessoas do interior têm a possibilidade de, na sua localidade, receber a mesma coisa que as do Centro”, comenta.
A secretária reforça que os cursos são bastante voltados para criar novas fontes de renda para os participantes. Como exemplo, ela cita o curso de cupcakes que aconteceu na última semana. “Já em maio haverá um curso de decoração de cupcakes, para que os participantes possam trabalhar com decorações para datas comemorativas”, explica. Além disso, nos dias 2 e 3 do próximo mês, ocorre um curso básico de Gestão Rural.

Com carga-horária de 16 horas, as aulas irão ocorrer no Centro de Saúde. São 20 vagas disponíveis e é exigido que os participantes sejam alfabetizados e tenham, no mínimo, 16 anos. O curso será realizado em parceria da Prefeitura com a Emater e Senar. Mais informações podem ser conseguidas pelo telefone 3614-8075. Silvani salienta que, entre os objetivos dos cursos, está o de fazer com que os alunos tenham uma visão mais empreendedora.

Cronograma de cursos
Maio – Decoração em cupcake
Dias 8 e 15 em São José do Maratá
Dias 9 e 16 no Centro

Junho – Bordado
Dias 5 e 12 em São José do Maratá
Dias 6 e 13 no Centro

Julho – Pomadas
Dia 10 em São José do Maratá
Dia 11 em Linha Lerner
Dia 12 no Centro

Agosto – Flores de gesso
Dias 7 e 14 em São José do Maratá
Dias 8 e 15 no Centro

Setembro – Conserva
Dia 6 no Centro

Outubro – Chapecó/Cimento
Dias 2 e 9 em São José do Maratá
Dias 3 e 10 no Centro

Novembro – Docinhos
Dia 6 em São José do Maratá
Dia 7 em Linha Lerner
Dia 8 no Centro

Dezembro – Cápsulas de café
4 e 11 em São José do Maratá
5 e 12 no Centro

Obs.: novos cursos ainda podem se inseridos no cronograma

Deixe seu comentário