Filmagens para o canal no YouTube também ocorrem no interior do município. Comunidades apóiam iniciativa

Vídeos. Moradoras criam canal no YouTube para falar sobre a cidade, suas localidades, sua gente e suas curiosidades

Betânia (E) e Barbara falam de maneira bem humorada da localização
de São José do Sul e trazem curiosidades sobre a pequena cidade. fotos: Reprodução/YouTube

Você sabe onde fica São José do Sul? Caso tenha dúvidas, um canal no YouTube criado pelas funcionárias públicas Betânia Renner, 39 anos, e Barbara Schaedler, 28, ajuda a responder a essa questão. Com 114 inscritos e vídeos com até mil visualizações, o canal “Onde fica São José do Sul” responde de maneira bem humorada sobre a localização da cidade e também traz informações e curiosidades sobre o município. Até agora, 10 vídeos estão disponíveis na internet.

Conforme Betânia, a ideia de criar o canal surgiu em razão da necessidade de sempre ter que explicar onde fica o município com 2.200 habitantes quando ela viajava para alguma outra cidade. Sua primeira ideia era criar uma página no Facebook, mas, ao perceber a fixação de seu filho João Vitor, 15 anos, por vídeos no YouTube, ela teve a ideia de fazer o canal e convidou Barbara para ajudá-la na empreitada.

“O objetivo do canal é mostrar para as pessoas que São José do Sul existe e divulgar a nossa cidade, cada localidade do interior, as pessoas que vivem e que trabalham aqui e o que elas fazem para ganhar a vida”, conta Betânia. Para atingir este objetivo, ela e Barbara contam com o auxílio de mais pessoas, que ajudam na filmagem e também participam como atores.

Conforme Barbara, até mesmo um grupo no Whats App com os colaboradores foi criado para facilitar a comunicação. Em razão de sua gravidez, Barbara acabou se afastando um pouco das produções. Agora quem ajuda Betânia na organização dos vídeos é Doroti Itczak. A edição dos vídeos – feita com diversos efeitos, por sinal – fica a cargo de Betânia.

Betânia diz que nunca acreditou que seus vídeos passariam das 300 visualizações. Hoje, o mais assistido já foi visto por mais de 1.100 pessoas. “O pessoal gosta muito. Na rua, perguntam quando que vai sair o próximo”, conta a “youtuber”. “Nos primeiros vídeos, até era engraçado, a galera nos parava na rua para falar que acharam legal e que era para a gente continuar”, afirma Barbara. Como agora as filmagens estão sendo feitas nas localidades do interior, as comunidades mostram-se ansiosas para receberem as divulgadoras.

saiba mais
Para Betânia, dizer onde fica São José do Sul é uma incógnita. “Cada um explica de uma forma. Uns dizem que fica a 70 quilômetros de Porto Alegre ou a 16 de Montenegro ou entre Montenegro e Salvador do Sul. Cada um explica de um jeito”, comenta. “Então, agora, quando alguém perguntar onde fica São José do Sul, é só dizer: assista aos vídeos do canal”, brinca.

Barbara diz que sua tática de explicar onde fica o município já é falar para a pessoa assistir aos vídeos do canal. “É muito difícil tu falar onde fica São José do Sul. Beleza, é entre Salvador do Sul e Montenegro, mas no canal a gente abre um leque de possibilidades de mostrar mais do nosso município”, destaca. Conforme ela, é justamente esse o intuito do canal: mostrar a cultura e a gente de São José do Sul e não apenas a sua localização.

Deixe seu comentário