Planta bioativas são aquelas que possuem alguma ação sobre outros seres vivos CRÉDITO: Reprodução Internet

Oportunidades são disponibilizadas a partir da parcerias com Senar e Emater

Conhecidas por produzirem compostos ou substâncias que possuem alguma ação sobre outros seres vivos, as plantas bioativas são o foco de cursos a serem realizados em Pareci Novo e São José do Sul. Conforme o extensionaista rural da Emater-Rs/Ascar em São José do Sul, Pedro Augusto Veit, são consideradas bioativas as plantas medicinais, aromáticas, condimentares, inseticidas e repelentes.

Em Pareci Novo, o curso de plantas medicinais, condimentares e aromáticas será realizado através de uma parceria entre o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Amor Perfeito e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). As aulas irão ocorrer na manhã e tarde dos dias 25 e 26 deste mês, totalizando 16 horas-aula, na nova sede do Cras. Interessados podem fazer sua inscrição diretamente no órgão, localizado agora ao lado da Prefeitura, ou pelo telefone 9 9802-6404.

Em São José do Sul, será realizada uma série de encontros promovidos em parceria da secretaria municipal da Saúde, Saneamento e Assistência Social com a Emater. O tema das palestras, que serão ministradas pela extensionista rural Rogéria Flores, é plantas bioativas na alimentação. Os encontros irão ocorrer em diferentes localidades, sempre às 13h30min. No dia 23, a palestra será no posto de saúde de Linha Bonita Baixa. O posto de saúde de Linha Bonita Alta recebe o curso no dia seguinte. Já no dia 25, é a vez do Centro de Saúde, na sede de município, ser o palco do encontro. A última palestra acontece dia 26, no Posto de Saúde de São José do Maratá.

Conforme Pedro, as plantas bioativas podem ser utilizar de diversas formas, como no tratamento de doenças, através das plantas medicinais. “Das plantas aromáticas, são extraídos óleos essenciais que são utilizados como matéria-prima na indústria cosmética, farmacêutica e alimentícia”, explica. Já as plantas condimentares são muito utilizadas na culinária e as plantas inseticidas e repelentes são empregadas na agricultura, em caldas naturais para o tratamento de pragas e doenças.

Como exemplos práticos de plantas bioativas, o profissional cita a camomila, que age como calmante; o chá verde, que ajuda no emagrecimento; e o guaco, que é utilizado no tratamento de problemas respiratórios.

Deixe seu comentário