Em março, o grupo terá novo encontro para dar continuidade aos trabalhos

Grupo de trabalho realizará pesquisa sobre a cultura e a história do município

Visando o intercâmbio com a Alemanha, Pareci Novo, uma cidade com forte influência germânica na sua formação, criou o Grupo de Trabalho Pareci Novo x Alemanha. A iniciativa teve início no final de janeiro e conta com a participação do prefeito Oregino Francisco, dos secretários municipais Gelci Mello, Rafael Souza e Carla Specht, diretores de entidades culturais e religiosas do município e região, além da presença do alemão Otto Kunsler.

As ações propostas foram a pesquisa sobre as primeiras famílias que chegaram a Pareci Novo e sua respectiva origem no continente europeu, a valorização de eventos culturais, danças folclóricas alemãs e aulas do idioma alemão. Também foi citada a criação de um acervo histórico, onde todos os moradores estão convidados a contribuir, sendo que os resultados das pesquisas estarão à disposição de toda a comunidade.

O colegiado finalizou os trabalhos combinando para início de março a próxima reunião, e concluiu o encontro destacando a importância de resgatar o passado, para projetar, agora no presente, seus passos para o futuro. A pesquisa envolverá o aproveitamento do conhecimento dos participantes e de convidados, aglutinará e centralizará informações, oferecendo acesso ao acervo de informação à comunidade.

Ações para valorizar a cultura alemã
O Grupo de Trabalho Pareci Novo x Alemanha tem, entre seus objetivos, incentivar a valorização da cultura alemã, aproveitando e apoiando eventos já existentes como a Festa da Cultura Alemã, Encontro de Coros em Alemão, Festa do Tiro Rei, e Kerbs. A iniciativa, visa a criação de novos projetos culturais, como danças alemãs e aulas de alemão, além do resgate da história dos primeiros imigrantes, buscando dados nas igrejas e ouvindo as pessoas mais velhas das comunidades. Também é objetivada a busca por intercâmbios culturais, turísticos, esportivos e comerciais, através de uma cidade co-irmã.

Entre as ações que visam alcançar esses objetivos estão o levantamento de informações dos primeiros imigrantes em Pareci Novo, criação de acervo, inclusão da disciplina de língua alemã nas escolas e levantamento das famílias que falam o alemão. Também será realizado contato com o Consulado Alemão no Estado. Além disso, um das propostas é da realização de um concurso de fotografias antigas.

Participantes do Grupo
Prefeito de Pareci Novo – Oregino José Francisco;
Secretário de Cultura – Antônio Gelci de Mello;
Secretário Desporto e Turismo – Rafael Soares de Souza;
Secretária da Educação – Carla Maria Specht;
Diretor de Turismo – José Carlos Barreto;
Convidado Internacional da Alemanha – Otto Kunstler;
Historiador – Carlos Rogério Brandt;
Diretor da JJ Klein Intercâmbios Culturais – Jacinto José Klein;
Coordenador do Memorial do Imigrante Alemão – Eduardo Kauer;
Músico e Regente do Coral Municipal – Adriano Roberto Krahl;
Diretora da Escola Municipal de Matiel – Paula Marnelise Streit;
Professor de Música e Regente Orquesta Municipal – Carlos Alexandre Krahl;
Professora de Danças Alemãs – Nadine Fetter Stein;
Presidente da Comunidade Luterana de Matiel – Gilberto Edgar Dietrich;
Graduado em História e Jornalista – José Carlos Flach.

Deixe seu comentário