Em Gramado, rua coberta é uma das grandes atrações da cidade e serve de referência para projetos parecidos

Turismo. Ideia é ter espaço especial onde seja possível realizar feiras e eventos

Uma rua coberta onde possam ser realizadas feiras de artesanato ou até mesmo eventos maiores, como um encontro de cervejarias artesanais, por exemplo. É atrás desse objetivo que a Administração Municipal corre nesse início de ano. No entender do Executivo, tal espaço seria mais uma atração turística para o município e ajudaria a transformar Pareci Novo numa referência para visitações no Vale do Caí. Para colocar o plano em prática, secretarias já trabalham na captação de recursos junto ao Governo Federal, através de programas ou emendas de parlamentares.

“A rua coberta é vista como uma necessidade”, destaca o secretário de Cultura, Gelci Mello. Segundo ele, desde que o prefeito Oregino Francisco e sua equipe assumiram, há uma busca por alternativas para aumentar a arrecadação do Município. Essa alternativa foi encontrada através da atração de turistas e eventos para a Capital das Flores, Mudas e Frutas. “É uma forma de fomentar a arrecadação”, reforça Gelci sobre os eventos turísticos.
Conforme o secretário, as programações, que já têm sido frequentes, podem se tornar semanais com pequenas feiras ou grandes eventos acontecendo na área coberta. “O espaço coberto é um atrativo e um investimento que vai se pagar em curto prazo”, aposta. O Executivo ainda estuda o melhor lugar para instalar a cobertura. No momento, dois pontos são discutidos: um trecho da rua José Inácio Teixeira Júnior que não fique em frente ao Seminário São José ou a rua Padre Theodoro Amstad, localizada entre a Praça Miguel Arraes e o Estádio Municipal Osório de Souza Nunes.

A ideia é construir uma estrutura metálica que custaria cerca de R$ 400 mil. “Estamos buscando verbas onde há rubrica para esse fim, onde há recursos específicos para a dotação de turismo”, salienta Gelci. Inclusive, na quarta-feira o deputado federal Renato Molling (PP) esteve em Pareci e recebeu um ofício solicitando a construção da rua coberta no município.

Deixe seu comentário