Ideia de criar grupo de danças folclóricas surgiu após trabalho na EMEF Catharina Fridolina Weissheimer. FotO: Prefeitura de Pareci Novo

Teve início na última quinta-feira, dia 9, o projeto da Administração Municipal que leva as tradicionais danças alemãs para quatro escolas do Município. A professora Nadine Fetter Stein conta que a ideia é trabalhar inicialmente com alunos do 1º ao 5º ano das escolas Beato Roque, Rui Ramos, José Pedro Mendel e Catharina Fridolina Weissheimer. No entanto, ela não descarta atuar no futuro com adultos para formar um Grupo de Danças Folclóricas Alemãs em Pareci Novo.

Nadine é professora de danças

“Fiz, em Gramado, um curso de danças alemãs infantil e, no próximo ano, quero fazer o adulto já pensando em criar um grupo”, conta Nadine, que veio de Igrejinha, onde fazia parte de um grupo folclórico por três anos, para Pareci Novo. Sobre as aulas nas escolas, ela explica que a ideia surgiu no ano passado, quando ensaiou com alunos da EMEF Catharina Fridolina Weissheimer danças típicas para uma apresentação na festa de 60 anos da instituição de ensino. “As crianças gostaram muito e queriam ensaiar mais”, conta.

Conforme a professora, as crianças que querem participar dos ensaios, no contraturno escolar, devem entrar em contato com a direção das escolas contempladas. Nadine destaca que a ideia é de que as crianças realizem sua primeira apresentação na 2ª Festa da Cultura Alemã de Pareci Novo, que acontece no final de julho.

A professora entende que os grupos de danças folclóricas são uma forma de manter a cultura da região. Ela reforça que a ideia de incentivar isso em Pareci Novo vai ao encontro do projeto da Administração Municipal de firmar parceria com uma cidade irmã na Alemanha. (ARH)

Deixe seu comentário