Construção foi feita no estilo enxaimel para mostrar aos visitantes como eram as casas antigas foto: Divulgação/P.M. de Maratá

Prontos. Espaço no Parque Municipal dará mais destaque aos artesãos locais

O Parque Municipal da Oktoberfest ganha hoje mais um atrativo. Trata-se da Casa do Artesanato, que será inaugurada às 19h. Com 92 metros quadrados, o prédio em estilo enxaimel será utilizado pelo grupo de artesanato Fritz e Frida. O local servirá para recepcionar visitantes e munícipes, além de expor o trabalho feito pelas artesãs de Maratá. A obra, que não teve seu valor revelado pela Prefeitura, foi feita com recursos próprios.

Integrante do grupo de artesãs, Imelda Bauer Schmitt diz que a inauguração da casa é esperada há muito tempo. “Atualmente estamos num espaço improvisado. Com a casa teremos um espaço maior para recepcionar turistas e munícipes e expor nosso trabalho”, comemora. Para a artesã, outra vantagem é a localização da Casa do Artesanato. “Por ser dentro do parque, não vamos precisar nos deslocar”, enfatiza.

Artesãs estão ansiosas para ocupar o espaço atender aos visitantes
foto: Arquivo/Ibiá

Imelda salienta ainda a importância do artesanato também para a cultura do município. “É uma forma de restaurar um pouco o passado, lembrar das avós que ensinaram a tricotar e a costurar”, afirma. Com o novo espaço, a artesã projeta que o grupo poderá, no futuro, realizar cursos e passar adiante seu conhecimento. O grupo Fritz e Frida realiza os seus trabalhos com um número variado de materiais e técnicas, como crochê, costura, bordado, vidro e madeira.

A diretora de Turismo do município, Liani Büttenbender, destaca que a casa, construída no tradicional estilo alemão enxaimel, foi feita também para mostrar aos visitantes como eram as residências antigamente. “Não é um espaço apenas para vendas, mas também para relembrar nossa cultura”, afirma. Ela ressalta que o espaço, que funcionará em horários pré-definidos, permitirá uma melhor acolhida aos turistas e moradores da cidade. A ideia é que atendimentos aconteçam principalmente durante os eventos ocorridos no parque e também na recepção de excursões.

Além da Casa do Artesanato, serão inauguradas hoje as obras de asfaltamento das ruas Erno Pletsch, Beno Kirten e de trecho da avenida Irmãos Ko Freitag. Juntas, as três melhorias viárias tiveram um custo total de R$ 860 mil e foram realizadas através de financiamento via programa do Badesul. As entregas fazem parte da programação do mês de aniversário do município.

Deixe seu comentário