Sistema de produção teve importantes mudanças, que serão debatidas no encontro. FOTO: Emater/RS-Ascar

Encontro acontece no dia 17 e é voltado para produtores de toda a região

Brochier recebe na terça-feira da próxima semana, dia 17, mais uma edição do Seminário Estadual sobre Produção Sustentável de Carvão Vegetal. O encontro acontece no Centro Evangélico, com as palestras e debates iniciando a partir das 8h45min. O evento é aberto para todos os interessados. Na pauta, estão temas como as perspectivas para o comércio da lenha de acácia, a cartilha sobre a produção sustentável do carvão vegetal e sistemas forno-fornalha. O debate será por meio de palestras e relatos de experiências.

O assistente técnico regional da área de carvão vegetal da Emater/RS-Ascar, Fábio Encarnação, diz que o seminário tem o objetivo de debater importantes questões sobre o setor. “Além do debate e da troca de experiências entre os envolvidos, o seminário contará com relato do Grupo de Trabalho de Carvão Vegetal de Brochier”, destaca Encarnação. O engenheiro agrônomo salienta ainda que o encontro já está consolidado, sendo que sua primeira edição aconteceu em 2007.

Encarnação comenta ainda que a produção de carvão se tornou muito dinâmica nos últimos anos, apresentando alto índice de crescimento e tornando-se efetivamente uma alternativa de renda para quem trabalha com a madeira como matéria-prima, inclusive para agricultores familiares. “Nesse sentido, debater o tema e promover ações que possibilitem a atualização dos integrantes da cadeia produtiva se faz mais do que necessário”, observa.

Coordenador do Grupo de Trabalho do Carvão Vegetal de Brochier, João Roque da Rosa, o popular Anão, afirma que o seminário é o encerramento de um ciclo de trabalho onde serão apresentadas mudanças bastante grandes no setor. Ele refere-se às resoluções 315/2016 e 365/2017 do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema). Inclusive, durante o encontro, haverá a distribuição de uma cartilha que fala sobre essas mudanças.

De acordo com o coordenador, um trabalho de mais de 20 anos resultou numa nova técnica de produção através da instalação de chaminés nos fornos. “Um estudo da Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec) mostrou que essa técnica diminui em 70% a emissão de gases e melhora a produção”, comenta. Para Anão, as mudanças representam uma nova etapa na cadeia produtiva do carvão.

Mais informações sobre o seminário podem ser obtidas no escritório municipal da Emater em Brochier ou pelo telefone 3697-1396. O evento é promovido pela Emater em parceria com a Prefeitura, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Brochier, a Associação dos Produtores e Empacotadores de Carvão Vegetal (Apecave), o gabinete do deputado estadual Enio Bacci (PDT) e a empresa Carvão Ivoti. O apoio é da Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (Amvarc).

Programação
8h – Recepção
8h45min – Abertura oficial
9h15min – Perspectivas de comércio da lenha da acácia
9h45min – Relato do GT de Carvão Vegetal de Brochier
10h15min – Apresentação da cartilha sobre produção sustentável do carvão vegetal e das resoluções 315/2016 e 365/2017 do Consema
10h45min – Apresentação do sistema forno-fornalha
11h30min – Debate

Deixe seu comentário