Economista chama atenção para a falsa sensação de “comprar sem pagar nada” dada pelas parcelas baixas. Foto: Arquivo Portal Ibiá

Pesquisa. Juntos, os itens representam 19% da preferência dos empolgados

Roupas, calçados e acessórios são os objetos do desejo dos consumistas por impulso. Pesquisa nas capitais do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) revela que seis em cada 10 consumidores aproveitam as facilidades do crédito para fazer compras não planejadas. Os três tipos de produtos lideram essas compras, com 19% de preferência.

As aquisições em supermercados representam 17%, perfumes e cosméticos, 14%, e bares e restaurantes, 13%. A compra de peças de vestuário e acessórios é feita, na maior parte, pela parcela feminina de entrevistados (23%), sendo a compra de produtos eletrônicos o destaque entre os homens (13%).

“A regra de bolso diz que o consumidor não deve comprometer mais do que 30% da própria renda com prestações”, declarou a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti. Todavia, ela aponta que, dependendo da realidade financeira do cidadão, essa porcentagem pode ser ainda menor.

A especialista chama atenção ainda para o fato que clientes menos atentos podem ser iludidos pelos valores baixos das parcelas e pelos prazos a perder de vista. “A falsa sensação de comprar sem pagar nada que o crédito proporciona, tende a levar consumidores desinformados ao superendividamento e à inadimplência”, afirma.

A pesquisa também mostrou que mais da metade (53%) dos consumidores ouvidos enfrentaram alguma situação em que o comerciante impôs dificuldades em aceitar certa modalidade de pagamento. Os meios que mais sofreram rejeição foram o crediário (33%) e o cheque pré-datado (29%). A pesquisa, divulgada nesta segunda-feira, 14, ouviu 910 consumidores de ambos os gêneros, todas as classes sociais e acima de 18 anos, nas 27 capitais do país.

Características das compras
– pela internet
Para 33% dos entrevistados, as lojas online são o canal de venda que mais estimula a compra por cartão de crédito, sendo que 15% preferem o maior número de prestações possíveis. Eles também sentem facilidade ao dividir o pagamento em várias vezes;

– cartão de crédito
A opção aparece como pagamento favorito na hora de parcelar, com 66% citações;

– o carnê e o pré-datado
O crediário vem em segundo lugar, mas com apenas 13% de menções. O cheque pré-datado foi citado por 1% dos entrevistados. O financiamento aparece logo depois com somente 4% de preferência.

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