Foto: Marcelo Camargo

Mais de 3,81 milhões de pessoas pediram isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste ano. O prazo terminou às 23h59min do último domingo (15). Em 2017 mais de 4,7 milhões de participantes obtiveram a isenção, dos quais 208,5 mil faltaram aos dois dias de prova, o que os obrigou nesta ano a apresentar documentos que comprovassem o motivo da ausência e assim ter direito a nova isenção. Entretanto, apenas 8.486 apresentaram a documentação exigida e 200.102 declararam não ter como justificar a ausência.

Do total de solicitações de isenção neste ano, 971.924 foram de estudantes concluintes do Ensino Médio em 2018 em escolas da rede pública. Também puderam pedir a isenção alunos que cursaram todo o Médio na rede pública ou que foram bolsistas integrais na rede privada, com renda per capita igual inferior a um salário mínimo e meio. Outro grupo beneficiado é dos membros de família de baixa renda e que fizeram o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) do ano passado.

Recurso
Os resultados das solicitações de isenção e das justificativas de ausência serão disponibilizados na próxima segunda-feira (23), na Página do Participante. Entre os dias 23 e 29 de abril os candidatos poderão apresentar recursos a esses resultados, cujo os resultados serão divulgados no dia 6 de maio. Se o recurso for negado, o interessado poderá fazer a inscrição e pagar a taxa de R$ 82. Todos, isentos ou não, deverão fazer a inscrição entre 7 e 18 de maio.

Deixe seu comentário