Começa nesta segunda-feira (9), em Buenos Aires, e segue até o próximo dia 20, a Conferência Mundial de Desenvolvimento de Telecomunicações, promovido pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), uma agência especializada das Nações Unidas. A informação é da ONU News.

Segundo os organizadores, o evento representa uma oportunidade única para discutir o futuro do setor e sua contribuição para o desenvolvimento econômico e social. O tema do encontro esse ano é Tecnologias de Informação e Comunicação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs).

Conforme a UIT, o setor das telecomunicações é crucial para acelerar as ações em prol dos 17 ODSs através, por exemplo, de “serviços eletrônicos de saúde, educação, agricultura, comércio e governo”. Segundo a iniciativa da ONU, já assumida por várias nações, os ODS devem ser implementados até 2030.

Um dos resultados esperados da conferência é uma declaração de apoio ao setor de desenvolvimento de telecomunicações da UIT. O representante do Brasil no encontro será o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros.

Metas até 2030
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável devem ser implementados por todos os países do mundo até 2030. Os 17 ODSs são:

1) Erradicar a pobreza: Até o ano de 2030, a ONU pretende acabar com a pobreza extrema (pessoas que vivem com menos de 1,25 dólares por dia) em todos os países do mundo, implementando em nível nacional um sistema de proteção social.

2) Erradicar a fome: Acabar com a fome em todos os países, garantindo o acesso à comida de qualidade e nutritiva, em quantidade suficiente, principalmente para os mais vulneráveis.

3) Saúde de qualidade: A ONU pretende reduzir a mortalidade materna global para menos de 70 mortes a cada 100.000 vivos. Além disso, a medida pretende reduzir as mortes infantis, evitáveis, causadas pelo trânsito, violência ou doenças.

4) Educação de qualidade: Garantir que, tanto meninos quanto meninas tenham acesso à educação livre, equitativa e de qualidade, que proporcione uma vida melhor.

5) Igualdade de gênero: Acabar com todos os tipos de discriminação contra meninas e mulheres, garantir seus direitos e terminar com a violência contra esse grupo.

6) Água potável e saneamento: Garantir o acesso à água potável e segura para todos, além disso dar saneamento básico e higiene para todos, especialmente para os grupos mais vulneráveis.

7) Energias renováveis e acessíveis: Visa facilitar o acesso fácil e barato para energias renováveis e incentivar seu uso na matriz energética global.

8) Trabalho digno e crescimento econômico: Meta que visa incentivar o crescimento econômico dos países (pelo menos 7% do PIB ao ano) através do oferecimento de trabalho digno para as populações.

9) Indústria, inovação e infraestruturas: Visa fomentar a inovação tecnológica e o aumento da infraestrutura, principalmente nos países mais pobres, visando apoiar a população e o desenvolvimento econômico.

10) Reduzir as desigualdades: O objetivo é promover a inclusão social e econômica de todos os grupos discriminados, para alcançar a igualdade.

11) Cidades e comunidades sustentáveis: A ONU busca garantir a todos o acesso à moradia e ao transporte digno, seguro e barato, de forma sustentável.

12) Produção e consumo sustentáveis: Visa a implementação de um Plano Decenal de produção e consumo sustentáveis, com a liderança dos países mais desenvolvidos.

13) Ação climática: Busca preparar melhor os países para desastres climáticos, com o intuito de salvaguardar a vida das pessoas.

14) Proteger a vida marinha: Essa meta busca reduzir a poluição dos mares e manter o equilíbrio biológico da vida marinha.

15) Proteger a vida terrestre: Busca a recuperação e o uso sustentável dos diversos ecossistemas, buscando sempre a preservação da vida e do equilíbrio biológico.

16) Paz, justiça e instituições eficazes: Meta que pretende reduzir todas as formas de violência, dar auxílio para grupos oprimidos, reduzir as guerras e conflitos e dar justiça para todos os povos.

17) Parcerias para implementação dos objetivos: A última meta visa fortalecer a mobilização de recursos materiais e humanos pelos diversos governos colaboradores para cumprir as metas apresentadas.

Deixe seu comentário