Foto: Dudu Leal

O Instituto Senai de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica foi inaugurado, em São Leopoldo. A unidade integra uma rede de 24 institutos de inovação que atuam em prol das empresas por meio de pesquisa aplicada em desenvolvimento de produtos e de processos e antecipação de tendências.

“Esta rede, que tem apoio do BNDES, Senai Nacional e das federações de indústria, tem como objetivo contribuir para que a indústria nacional possa competir com qualquer produto em qualquer mercado”,afirmou Robson de Andrade presidente da Confederação Nacional da Indústria. Ele lembrou ainda que todos os institutos de inovação, assim como os 59 institutos de tecnologia, em todo o País, estarão finalizados até 2018.

Idealizado para contribuir para o aumento da competitividade da indústria, o Instituto Senai de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica utiliza preceitos da indústria 4.0. “É mais um salto na evolução constante que há 75 anos o nosso Senai faz buscando a atualização do conhecimento e a modernização do ‘chão de fábrica’”, disse o presidente da FIERGS, Heitor José Müller .

O instituto oferece à indústria soluções tecnológicas em serviços, consultorias e projetos de inovação em processos de fabricação – tais como usinagem, soldagem e manufatura aditiva – em controle e integração de sistemas de manufatura, em simulação de processos e em projetos estruturais de componentes, para o atendimento às demandas industriais de setores automotivo, aeronáutico, petroquímico, odontomédico hospitalar, gás e petróleo, entre outros. Para isso, conta com os seguintes laboratórios:

Laboratório de Manufatura Avançada (Soluções integradas por Manufatura Digital) – trabalha com Projeto de Fábricas Inteligentes (Indústria 4.0), Automação, Controle e Integração de Sistemas Industriais, Tecnologias Aplicadas à Agricultura de Precisão

Laboratório de Tecnologias de Interação (Métodos e ferramentas para interação pessoas-componentes) – oferece serviços de simulação cinemática para análise ergonômica e de movimento, análise funcional de produtos médicos e esportivos (Prótese e órtese), robótica colaborativa (interação homem-máquina), mockups digitais para a validação de produtos por meio de Realidade Aumentada.

Laboratório de Fabricação (Tecnologias de Usinagem e de Manufatura Aditiva) – atua com o desenvolvimento de máquinas e equipamentos, processos de usinagem, manufatura aditiva, metálica e polimérica, escaneamento e prototipagem rápida de produtos e análises CAD/CAM/CAE de ferramentas e de equipamentos.

Laboratório de Metrologia (Tecnologias de Medição por Coordenadas em Grandes Volumes) – conta com metrologia 3D (Análise Dimensional de Grandes Peças e Equipamentos), análise dimensional e modelagem computacional de peças componentes e máquinas, integração de sistemas de medição ao processo produtivo, digitalização de sistemas de produção (Análise de Nuvens de Pontos), ensaios mecânicos e calibração.

Laboratório Aberto (Transformando Ideias em Negócios) – orientado para starups, empreendedores, hobbistas e inventores, faz o acompanhamento por especialistas nas etapas de ideação, experimentação e validação de produtos e processos inovadores, dando acesso a equipamentos, espaços e apoio de equipe técnica, além de workshops para fomento e networking.

Deixe seu comentário