Estamos grande parte do nosso tempo usando o smartphone e seus aplicativos. Principalmente para trocar mensagens. Você já parou para pensar em seu comportamento nos grupos de whatsapp? Separamos algumas dicas para melhorar sua relação nos grupos.

Grupo não é chat: Não espere respostas em tempo real. Não fique chateado caso alguém não visualize e responda suas mensagens de imediato. Você não está do outro lado do celular para saber o que está acontecendo com a pessoa. Cobrar respostas não é nada elegante.

Evite áudios: Só mande gravações de voz em último caso. Ao ver a mensagem escrita temos uma ideia do que se trata já o áudio pode ser uma brincadeira ou algo sério. Se for muito necessário evite que seja longo.

Brincadeiras: Cuidado, elas podem ser inconvenientes e atrapalhar o andamento deoutras conversas no grupo. Sabe aquelas piadinhas que vêm em mensagens suuuuuuperlongas, para você ficar descendo a tela infinitamente para no final não ser nada? Pois é. E não insista numa piada se ela não deu certo.

Tenha discrição: A ideia de um grupo é compartilhar informação e não constranger os integrantes com perguntas como ‘com quem você saiu ontem?’. Pense duas vezes antes de mandar uma mensagem no grupo. Se não interessar ou envolver, pelo menos, metade do grupo, mande no particular. Não deixe constrangido um membro ao perguntar algo específico.

Correntes:  Você conhece alguém que ficou rico, morreu ou encontrou o amor da sua vida em três dias só com aquelas mensagens que viralizam pelas redes sociais? Coloque na cabeça que você não vai ganhar R$ 0,10 de ninguém se repassar a mensagem;

Evite brigar: grupo é como a sociedade em geral, pessoas pensam diferente e têm variados níveis de educação. Se algo desagrada e você não se sente na obrigação de aturar, não tenha receio: saia do grupo.

Respeite Horários: Nada de mensagens motivacionais como um bom dia às 5 da manhã ou gracejos à meia-noite. Nem todo mundo tem seu ritmo de vida. Respeite o horário comercial, chega de mensagem motivacional às 5h da manhã.

Cuidado com os assuntos: fique atento as mensagens religiosas, políticas e/ou pornográficas. Esses temas só devem ser discutidos quanto o grupo for para esse fim.

CAPS LOCK: só é aceitável se você realmente quiser enfatizar ou gritar com alguém. Caso contrário,use a caixa baixa é bem mais elegante.

Grupos do trabalho – não há dúvida que são super eficientes, mas é preciso respeitar a hierarquia e se achar que sua solução é infinitamente superior a de seu chefe, não é o caso de teimar no grupo.

 

 

Compartilhar

Deixe seu comentário