Sharon Lauer, Laize da Costa e Mariluci Bilhar trabalharam na UBS Centro, onde foi baixa a procura. No início da tarde, 150 doses haviam sido aplicadas

Unidades de Saúde abriram para que grupos de risco pudessem se vacinar

No último sábado, 12, foi o Dia D de vacinação contra gripe. Salas de vacina de Montenegro estiveram abertas das 8h até 17h, aguardando a procura. Apenas nas localidades de Muda Boi e Santos Reis os horários de início e encerramento foram diferentes. Municípios de Maratá, Pareci Novo e São José do Sul também tiveram os postos de saúde abertos.

O sábado ensolarado e com temperatura agradável não foi suficiente para mobilizar muitas pessoas à UBS Centro. Com 150 doses aplicadas até o início da tarde, a vacinadora da Unidade, Sharon Lauer afirma que a procura foi baixa neste ano.

“Pela manhã, sempre tinha alguém vacinando, mas não chegou a formar fila. De repente o pessoal estava envolvido com o Dia das Mães, e, também por isso, acredito que a procura possa ser maior no decorrer da semana”, destaca.

A profissional salienta que apesar de não haver grande procura do público prioritário, muitas pessoas que não estavam na abrangência da Campanha se dirigiram à UBS procurando a dose.

O grupo de risco, que deve buscar pela vacina contra a Influenza, é composto por maiores de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes; puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto); trabalhadores da Saúde; povos indígenas; pessoas com 60 anos ou mais; população privada de liberdade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas. Funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas e professores de escolas públicas e privadas também tem prioridade.

A Campanha de imunizações
Neste ano, a vacina passou por modificações com a alteração de duas cepas de vírus que constituem a fórmula. A vacina aplicada na rede pública protege contra as cepas mais presentes: H1N1, H3N2 e uma Influenza B. A vacina é produzida a partir de um fragmento do vírus morto, sem haver chance dela desenvolver a gripe.

Deixe seu comentário