Após a execução, quatro localidades deverão receber os serviços. foto:Reprodução/Internet

Costa da Serra, Santos Reis, Linha Catarina e Vapor Velho serão foco de estudo para implantação de rede de telecomunicações de dados, voz e imagem. A iniciativa busca prover, em breve, o acesso às tecnologias de comunicação à comunidade rural que ali vive. A elaboração do projeto foi orçada em R$ 7.720,00.

A ligação da rede projetada será toda com fibra ótica. O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Ivan Lopes, explica que, com este projeto, o município terá acesso a um recurso estadual conseguido após a audiência pública realizada na cidade em agosto do ano passado. “O projeto de execução vem posteriormente”, apontou.

O estudo será elaborado pela empresa Roland Group – Engenharia, de Canoas, e prevê todo o projeto técnico, com as especificações necessárias e a descrição completa dos equipamentos e serviços necessários para a posterior instalação. A falta do serviço de telecomunicação no interior é foco de queixas há anos pelos moradores que, na atual sociedade conectada, não podem fazer ligações ou acessar a internet.

“Existe uma grande preocupação do atual governo em levar tecnologia para as áreas rurais, principalmente pela obrigação de emissão da Nota Fiscal Eletrônica”, destaca Ivan.

A atual legislação prevê que o produtor rural que fature acima de R$ 274.000,00 por ano esteja obrigado a emitir nota em janeiro de 2019.
O secretário enfatiza, ainda, que a chegada da tecnologia pode ser uma alternativa para ajudar a manter os jovens no campo, contendo o êxodo rural.

Deixe seu comentário