Foto: Rodrigo Ziebell/SSP
Mulheres representam 6,5% do efetivo atual do Corpo de Bombeiros

O I Encontro Estadual de Bombeiras Militares ocorrerá no mês de outubro, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. O evento foi pauta da reunião desta quarta-feira do secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, com diretores da Associação de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul (Abergs). Ele garantiu o apoio à iniciativa inédita promovida pela Abergs, em parceira com o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS).

Essa é a primeira vez que um evento desse tipo acontece no Estado. De acordo com a capitã Biane da Silva Rodrigues, as mulheres representam 6,5% do efetivo atual do CBMRS. A corporação conta com 2,3 mil servidores em seu quadro, sendo 150 mulheres. “Os dados reforçam a necessidade da criação de uma rede de apoio. O objetivo é debater os desafios que enfrentamos no exercício de uma profissão predominantemente masculina, além de fomentar a troca de experiências”, apontou a oficial.

O seminário deverá ter caráter de capacitação, abordando também aspectos técnicos, psicológicos e jurídicos em relação à profissão e ao papel da mulher na sociedade atual. Em março, aconteceu o 1º Encontro Nacional em Maceió, e a expectativa é trazer o evento para o Estado em 2018.

Deixe seu comentário