Foram realizados 1.656 testes de etilômetro resultando em 36 multas. Foto: Imagem da internet

A 89ª edição da Operação Viagem Segura, essa em virtude do Dia das Mães, registrou 145 acidentes em todo Estado. Os dados são da Brigada Militar, Comando Rodoviário da BM e Polícia Rodoviária Federal. A operação ocorreu da meia-noite de sexta-feira até o mesmo horário do domingo. Nesse período, foram fiscalizados 12.811 veículos nas vias municipais, estaduais e federais. Como resultado, foram autuadas 4.807 infrações e recolhidos 312 automóveis e 132 carteiras de habilitação irregulares.

Apesar do esforço de fiscalização, mais uma vez a acidentalidade foi alta. Em três dias foram seis ocorrências com vítimas fatais e 68 com lesões, que resultaram em 10 mortos e 101 feridos. Na operação do ano passado foram registradas 12 vítimas fatais nos três dias da Operação. Número que chegou a 23 vítimas, considerando os óbitos que ocorrem em até 30 dias pós-acidente.

Foram realizados 1.656 testes com etilômetro, que resultaram na autuação de 36 condutores, sendo oito enquadrados como crime e conduzidos a delegacias. Outros 80 condutores que se recusaram a soprar o bafômetro foram autuados pelo artigo 165-A do Código de Trânsito Brasileiro, sofrendo as mesmas sanções: multa de R$2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por um ano – além da retenção do veículo e do documento. Em caso de reincidência em um ano, aplica-se a multa em dobro e é instaurado Processo de Cassação do Direito de Dirigir.

Deixe seu comentário