Encontro na tarde desta quinta-feira no campus local marcou a apresentação do projeto de Mestrado em Letras.

Alta qualificação. As inscrições começam na próxima segunda-feira, enquanto as aulas iniciam em 3 de agosto

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) anunciou na tarde desta quinta, dia 7, a implantação do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) no campus de Montenegro. As inscrições para o curso de Mestrado têm início nesta segunda, dia 11, e encerram-se em 3 de julho, pelo site www.unisc.br/ppgl. O processo seletivo será constituído de prova escrita e entrevistas. As aulas começarão dia 3 de agosto e serão realizadas às sextas-feiras, nos turnos da manhã e da tarde, mas eventualmente haverá encontros aos sábados. Quinze vagas serão disponibilizadas. Não há previsão de concessão de bolsas de estudo.

A coordenadora do PPGL, professora Rosane Cardoso, lembra que a pós-graduação em Letras em Montenegro terá a mesma estrutura do curso oferecido em Santa Cruz do Sul desde 2005. Com duração de dois anos, o Mestrado daqui terá corpo docente de alta qualificação, já que praticamente todos os professores possuem pós-doutorado na área. “O nosso curso é o único do País a ter a leitura como área de concentração, seja do ponto de vista cognitivo, seja do ponto de vista social”, ressalta.

Ao lado do prefeito Kadu Müller, a secretária municipal de Educação e Cultura, Rita Carneiro Fleck, deu as boas-vindas à iniciativa da Unisc. Segundo ela, muitos professores da rede municipal desejam investir numa qualificação ainda mais aprofundada, o que em sala de aula repercute na melhoria do nível de ensino. Além disso, o plano de carreira em debate no Município prevê significativas progressões salariais para educadores que obtiverem títulos de mestres e doutores.

A professora Fabiana Quatrin Piccinin, coordenadora de pós-graduação stricto sensu da universidade, enaltece o fato de que o Mestrado em Letras inaugura um novo momento da Unisc Montenegro. “É um movimento que traz consigo a prática da pesquisa, porque a pós-graduação stricto sensu visa justamente a formação de pesquisadores, ou seja, a universidade, com isso, avança na produção de conhecimento.”

Conforme a docente, a escolha pela área de Letras vem de uma demanda da própria comunidade montenegrina, que foi identificada em pesquisa aplicada pela ACI em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. “Está claro que os professores querem mais capacitação, muito embora nosso Mestrado seja aberto a várias áreas de formação. Em Santa Cruz, por exemplo, temos alunos das áreas do Direito, da Psicologia, da História, do Jornalismo, da Engenharia, da Educação”, ilustra.

Saiba mais
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail ppgl@unisc.br ou pelo telefone (51) 3717-7322.

Deixe seu comentário