UFRGS teve o segundo melhor desempenho entre as instituições gaúchas. foto: reprodução da internet

Cinco instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul aparecem no ranking de melhores instituições de ensino superior de países emergentes. A lista foi divulgada pela revista britânica Times Higher Education, referência mundial em avaliar a reputação acadêmica. A análise foi realizada com 350 instituições de 42 países, liderada pela China, que tem sete universidades entre as 10 primeiras colocadas.

A melhor entre as brasileiras é a Universidade de São Paulo (USP), na 14ª posição. As cinco instituições do Estado que aparecem na lista são: Pontifícia Universidade Católica (PUCRS), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

O ranking leva em conta 13 indicadores de classificação das universidades, entre eles o ambiente de ensino, a internacionalização, a inovação, o número de pesquisas e o volume investido nos estudos e as citações, ou seja, a influência das pesquisas.

Deixe seu comentário