Na entrada da Trilha, as alunas Geovana e Luana explicam as atividades oferecidas no decorrer do trajeto, que leva cerca de 30 minutos

Os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Osvaldo Brochier, em Santos Reis, têm, nas proximidades da instituição, um espaço educacional de interação com o meio ambiente. É a chamada Trilha da Ponte, que perpassa uma área da escola que é cercada por natureza, com grande diversidade de espécies da fauna e da flora. Mediante agendamento, estudantes de outras instituições também podem percorrer o caminho e, nele, aproveitar momentos de diversão e aprendizagem.

Esse projeto nasceu em 2014, com coordenação da professora Márcia Da Pieve. “Ele visa a execução de aulas práticas de Educação Ambiental. É promover a conscientização, transformando o espaço educacional através de constante interação entre os aprendizes e o meio ambiente”, explica. Com os três anos de existência, diferentes atividades foram proporcionadas aos alunos no decorrer da trilha.

Estudantes do nono ano, Geovana Cristina Schardong e Luana Vanessa Reinheimer se orgulham da iniciativa. A turma delas vêm participando ativamente do projeto desde o seu início e estão, agora, conduzindo algumas das visitas. Em um livro de catalogação construído por elas, 26 espécies de plantas encontradas no local estão separadas. 13 já foram identificadas e catalogadas, conforme a atividade proposta em aula. Da fauna, tatus, guaxinins, gambás, lagartos e diferentes aves também foram encontrados. “Nós passamos uma tarde com uma investigadora de ciências fazendo este trabalho”, conta Geovana, animada.

A trilha toda leva cerca de 30 minutos. Dentre as ações propostas pelo caminho, estão brincadeiras, como a identificação de uma planta a partir do cheiro, e um momento de relaxamento. “A pessoa fecha os olhos e a gente pede que ela relaxe, escute as árvores, escute os passarinhos”, explica a aluna Luana. Das atividades, também já foi realizado um concurso de foto mais bonita tirada na Trilha da Ponte, com votação na fanpage da escola no Facebook. Interessados pela participação podem entrar em contato com a Osvaldo Brochier pelo número (51) 3147-0188.

Deixe seu comentário