Casa Rosada, sede do governo argentino, foi um dos destinos dos alunos da Unisc nesta viagem de estudos foto: Divulgação/Unisc

Viagem de estudos. Grupo está na Argentina buscando maior conhecimento

A Casa Rosada, o Café Tortoni, o Teatro Colon, o Obelisco, o Caminito, os Bosques de Palermo, Puerto Madero: Buenos Aires, capital da Argentina, é repleta de atrações turísticas, mas também é campo de estudo para alunos da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). É que acadêmicos de Ciências Contábeis dos campi de Montenegro, Santa Cruz do Sul e Sobradinho, coordenados pelos professores Renê Luís Seibert e Márcia Rosane Frey, realizam nesta semana, de 13 a 19 de maio, a terceira viagem do curso em solo portenho. Apenas de Montenegro são oito participantes.

A coordenadora do campus local, Caroline Kothe, conta que essa é a décima vez que os futuros contadores deixam ultrapassam as fronteiras do Rio Grande do Sul em busca de novos conhecimentos e maior bagagem cultural. Desde 2008, as turmas fazem viagens de estudo com visitas técnicas para destinos como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília e, claro, Buenos Aires. “As atividades fazem parte do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), tendo por objetivo reforçar competências e habilidades desenvolvidas no curso.”

Conforme ela, a atividade extraclasse é aguardada pelos acadêmicos com muita expectativa. A seleção dos participantes, diz, ocorre em duas modalidades: metade por desempenho acadêmico e metade por sorteio, o que oportuniza a todos a possibilidade de participação no imtercâmbio, independentemente das notas obtidas nas disciplinas cursadas na universidade.

Além de proporcionar conhecimentos técnicos e cultura geral, as saídas de campo proporcionam momentos únicos de integração. “Nessa atividade extraclasse são exercitados valores fundamentais como companheirismo, respeito, espírito de grupo e equipe, compreensão, cooperação, responsabilização e valorização do ser humano”, enfatiza Caroline.

Teatro Colon foi fundado em 1857, mas a estrutura atual foi concluída em 1908, e se tornou um dos principais símbolos da capital portenha
foto: Arquivo/Jornal Ibiá

No programa, visitas técnicas e atividades culturais
A viagem de estudos da Unisc teve início no domingo pela manhã, dia 14, com visita guiada à Casa Rosada, a sede do governo argentino, cuja arquitetura (assim como tantos outros prédios públicos da cidade) e contexto histórico são uma aula à parte. No dia seguinte, as turmas fizeram um city tour pela Grande Buenos Aires para conhecer suas belezas e grandezas, contemplando vários pontos turísticos.

Ontem houve duas atividades na capital argentina. Pela manhã, uma visita ao Palácio Pereda, sede da Embaixada do Brasil, com palestra sobre a estrutura, a importância e o papel das embaixadas. À tarde, a visita foi à Escola de Ciências Econômicas da Universidade Nacional do Noroeste da Província de Buenos Aires (UNNOBA) — instituição conveniada com a Unisc. Hoje, a programação contempla passagem pela Câmara do Comércio da Argentina com palestra sobre comércio exterior, suas estruturas, relações técnicas e legais.

Até sexta-feira, a viagem prevê, ainda, atividades culturais como visita ao majestoso Teatro Colon, passeio de trem pela costa do Rio da Prata até o Delta do Tigre, além de caminhadas por feiras de artesanato e, por fim, jantar de confraternização da turma no elegante Puerto Madero.

Deixe seu comentário