O sonho da casa própria é comum a uma grande parte dos brasileiros que passam muitos anos juntando dinheiro para conseguir realizá-lo. A maioria dos imóveis, entretanto, atingiu preços tão elevados que ficou quase impossível fazer um pagamento à vista. Sendo assim, a alternativa mais viável acaba sendo o financiamento, uma forma de obter o recurso através de um agente financeiro e pagar há longo prazo, com uma taxa de juros mais baixa que a de um empréstimo.

Entretanto, quando o banco empresta recursos para financiar o seu imóvel, acaba também impondo algumas restrições contratuais. Este tipo de financiamento exige uma série de requisitos e etapas para ser feito do jeito certo e não te dar uma dor de cabeça depois. Está pensando em dar esse passo na sua vida? Saiba mais sobre como fazer um financiamento da casa própria!

O primeiro passo
Antes de partir para qualquer etapa de um financiamento, é necessário saber o quanto você poderá gastar, fazendo um controle prévio da quantia que será destinada mensalmente ao investimento para não sacrificar o conforto da sua família. Após saber exatamente o valor que cabe no seu bolso, você deve partir para as simulações de financiamento. Tem muita gente, mesmo fora dos bancos, que faz este trabalho para você. A Imobiliária Teto Imóveis, por exemplo, tem pessoal especializado em financiamentos de imóveis pela Caixa Econômica Federal.

Busque sempre pela instituição que atende o que for importante para você, como: valor do imóvel, número de prestações, valor de entrada, etc. A Caixa Econômica Federal, por exemplo, tem as taxas mais baixas do mercado e ótimas vantagens no financiamento. Mas lembre-se: independente da escolha, você precisará comprovar que tem condições de arcar com as parcelas — normalmente, os bancos não o aprovam caso o valor das prestações seja maior do que 30% da sua renda.

Documentação necessária e comprovação de renda
Nessa etapa, você deve, obrigatoriamente, apresentar cópias do CPF e RG ao banco, junto dos originais. Lembrando que, se existe união estável ou um casamento registrado em cartório, é necessário a anuência do companheiro(a), pois a compra pode ser declarada nula futuramente caso haja contestação ou qualquer outro problema. Sendo assim, ambos precisam apresentar seus holerites e comprovante de estado civil. Caso sejam autônomos, é importante a declaração de imposto de renda do casal ou os pró-labores com os impostos devidamente recolhidos.

Quanto tempo leva para a aprovação?
O tempo de espera entre as simulações e a aprovação do crédito dura em média de 5 à 10 dias. Tudo vai depender de uma série de fatores: se você já possui todos os documentos necessários em mãos, se o financiamento será no banco que possui conta ou em uma agência diferente, se já simulou a quantidade que poderá investir ou não. Caso queira saber o valor que ficarão as prestações para você e se isso se encaixará no seu bolso, pode fazer uma simulação sem compromisso na Imobiliária Teto Imóveis, que é Correspondente Caixa Aqui, situada na Rua Ramiro Barcelos, nº 1300, Sala 104, esquina com a Rua Fernando Ferrari, no Centro de Montenegro/RS.

Finalização e aprovação do crédito
A primeira parte do financiamento já foi feita entre você e o banco, e após toda a etapa de comprovação de dados, a instituição financeira solicitará uma avaliação do imóvel — feita por uma empresa especializada, engenheiro ou arquiteto —, para confirmar o seu valor real de mercado e as condições físicas e estruturais do imóvel. Tendo a confirmação do valor, as prestações são estabelecidas e passa-se para a etapa da confecção do contrato, que deve ser assinado pelo vendedor e pelo comprador. A partir disso, o banco pagará o vendedor e a dívida fica sendo entre você e o banco. O prazo estimado para a contratação é de 45 à 90 dias.

Opções de financiamento
Existem dois sistemas de financiamento, o SFH (Sistema Financeiro da Habitação) e o SFI (Sistema Financeiro Imobiliário). No SFH existem duas origens de recursos, o FGTS e o SBPE, sendo que no FGTS temos: PMCMV, CCFGTS e Pró-Cotista, porém, esta última no momento não está disponível. Dentro do SFH é permitida a utilização dos recursos da conta vinculada ao FGTS do comprador, desde que o mesmo atenda às regras estabelecidas para utilização do mesmo.
Já no SFI existe apenas uma origem de recurso, a SBPE, e não é permitida a utilização dos recursos da conta vinculada ao FGTS do comprador.
No SFH se enquadram os imóveis até o valor de R$ 650.000,00, para o município de Montenegro/RS. E no SFI se enquadram os imóveis com valor acima de R$ 650.000,00.
Nas linhas de crédito que utilizam recursos do FGTS existem algumas regras que devem ser obedecidas relacionadas ao(s) proponente(s) do financiamento e ao imóvel.

Construtoras
A parte boa de financiar diretamente com as construtoras é a flexibilidade nos valores e juros, porém, os riscos são maiores e você deve ficar bem atento. Lembrando que, quando se financia um bem, ele ainda não é seu, ele pertence à financiadora (seja ela uma agência bancária ou construtora) e, por consequência, o bem fica alienado. Portanto, se a instituição falir, o seu imóvel pode ser usado para pagamento de qualquer dívida, por exemplo.

Por isso, é importante falar com pessoas especialistas no assunto. Eles podem te dar segurança quanto à sua relação de financiamento, podendo alertar se a construtora possui alguma restrição na justiça. O ideal é se prevenir, por isso, ao quitar o bem, exija que a construtora o retire da alienação. A comprovação da retirada pode ser obtida através de certidão de ônus reais, retirada em qualquer cartório. Guarde-a, pois ela previne problemas futuros e evita que você perca o seu imóvel por falência da construtora.

Corretor de Imóveis
Um bom Corretor, não faz apenas a venda, mas lhe acessora do início ao fim do processo de financiamento e negociação, sempre visando à segurança do negócio e o interesse de ambas as partes (comprador e vendedor), sejam elas pessoas físicas ou jurídicas. A Teto Imóveis conta com excelentes Corretores, aptos para lhe auxiliar!

Ainda tem dúvidas sobre como fazer o financiamento da casa própria? Compartilhe conosco as suas dúvidas e experiências. Curta a página da Imobiliária Teto Imóveis no facebook e fique por dentro das novidades! Ou ligue: (51) 3632 5500 / (51) 99650 4322, ou acesse: www.tetoimoveis.com.br

Deixe seu comentário