Entre os valores trabalhados no projeto, a PAZ foi destacada pelos alunos. Foto:Jaime Büttenbender

A EMEI Maria Laurinda Leindecker aproveitou a Copa do Mundo 2018 para estimular pesquisa e bons gestos

A Escola Municipal de Ensino Infantil Maria Laurinda Leindecker está desenvolvendo um projeto educacional denominado “Campo do América: Vivenciando Valores”. A iniciativa faz parte do projeto da Secretaria Municipal de Educação “Montenegro: Território Educativo”, para o ano de 2018. Desde abril, crianças com idades entre três e seis anos, de 11 turmas, estão aprendendo sobre a história do Estádio Belchior Viana – vizinho da escola – no bairro Cinco de Maio. A formatação do projeto tem o objetivo de trabalhar valores como amizade, cooperação, solidariedade, amor e paz, através de discussões que envolveram os jogos da Copa do Mundo da Rússia.

Conforme a diretora Rossana Hernandez, uma parceria com a direção do América Futebol Clube tornou possível aos professores o acesso a todo o material histórico do local. O campo também tem sido aberto com frequência para receber os alunos. Na última sexta-feira, 13, todas as turmas de jardim e duas de maternal foram reunidas no espaço para fazer um vídeo e algumas fotos, demonstrando o reconhecimento do lugar. Juntos, os pequenos formaram a palavra PAZ, um dos valores trabalhados ao longo do projeto. “Elencamos valores que estão presentes no cotidiano das crianças e também nos jogos de futebol. Tratamos sobre solidariedade, companheirismo, respeito, cooperação e outros temas relacionados”, explica a educadora.

Durante a Copa, as atividades foram focadas no futebol. As famílias também participam das ações. Desta vez, o “dever de casa” dado aos pais foi, juntamente com os filhos, confeccionar uma bola de futebol com materiais recicláveis e apontar qual o valor mais importante para eles, entre os elencados no projeto. A proposta tem o objetivo de contribuir para a formação de valores fundamentais, tendo em vista uma formação humanizadora.

Nesta quinta-feira, 19, as professoras da EMEI irão apresentar o projeto aos demais docentes. A mostra ocorrerá durante o Fórum Municipal de Educação, realizado no Teatro Therezinha Petry Cardona, na Fundarte. Na ocasião, será exibido o vídeo feito no dia 13.

Deixe seu comentário