Diversas atividades culturais de novembro serão realizadas no espaço privilegiado da Estação da Cultura

O fomento à cultura é algo muito importante em uma comunidade – e na sociedade de uma forma geral. A partir dela, cria-se cidadãos críticos, mais abertos para as diversidades do mundo e respeitosos.

E Montenegro, Cidade das Artes, está para lá de cultural no mês de novembro. Tem experiências diferentes, muita história e entretenimento. Até o dia 19, as artistas Isandria Fermiano e Renata Nascimento, que iniciaram uma viagem de 49 dias a bordo de suas bicicletas, saídas de Esteio, estarão em Montenegro ministrando oficinas no Espaço Comunitário Vale do Caí, na rua Santos Dumont.

A rota da dupla aqui na cidade inclui, ainda, a Casa do Produtor Rural, no dia 16, para um troca-troca de sementes crioulas, das 18h às 20h e um passeio de bicicleta no sábado, 18, a partir das 18h, com saída da Estação da Cultura. E para concluir a semana de estadia, elas apresentarão, no domingo 19, às 18h, o espetáculo de rua “Pé de Vela”, na Estação da Cultura.

Mas e onde estão os montenegrinos na programação de cultura local? Estarão realizando a PetEvent, no dia 19, às 14h, também na Estação. O evento é organizado pelos Protetores dos animais e, entre as atrações programadas, tem troca de livros, dança do ventre, reiki, aulas de obediência canina, apresentação de João Rhoden, show com Guerreiros da Perifa e MC Toni. Vale a pena conferir.

Iniciando a semana com tudo
E para começar a semana com tudo, na segunda-feira, 20, a semana de Igualdade Racial inicia com o projeto Resgate do Negro no Vale do Caí, 9h, na Estação da Cultura. Diversos pesquisadores apresentam, na ocasião, o painel sobre a formação étnica do Vale do Caí. A tarde fica reservada a experiências, oficinas e apresentações artísticas. Às 20h haverá a apresentação do documentário “Negro no Vale do Caí” e, para encerrar, apresentação do grupo de dança Essência Afro, às 21h.

Do dia 23 ao dia 25, os momentos são reservados para a 15ª Feira do Livro, com diversas atividades e 10 expositores.

E encerrando a programação cultural de novembro, preparando-se para um dezembro natalino, no dia 30, quinta-feira, das 15h às 18h, o projeto Sonora Brasil traz a Montenegro, diretamente de Goiás, a Corporação Musical Cemadipe. O espetáculo terá entrada franca e classificação livre. Todos os eventos têm apoio do Departamento Municipal de Cultura.

Deixe seu comentário