O instituto tem como objetivo ampliar cada vez mais a lista de serviços por agendamento eletrônico, reduzindo os deslocamentos e as filas. Foto: reprodução internet

Mudanças. Salário-maternidade também sofre alteração e a análise de pedidos será feito automaticamente pelo Instituto, reduzindo os deslocamentos

Na próxima segunda-feira, dia 21, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deixará de agendar o atendimento presencial para salário-maternidade e aposentadoria por idade urbanos. A partir de agora, o segurado deverá acessar o Meu INSS ou ligar para o 135 e, em vez de marcar uma data para ser atendido, receberá direto o número do protocolo de requerimento, eliminando a etapa do agendamento.

Antes desta novidade, o segurado precisava realizar o agendamento junto ao INSS para levar os documentos e formalizar o pedido. Com o novo modelo, ao fazer a solicitação, o cidadão acompanha o andamento pelo Meu INSS ou pelo telefone 135 e, somente se necessário, será chamado para comparecer à agência. Nos casos em que as informações previdenciárias necessárias para o reconhecimento do direito já constarem nos sistemas do Instituto, será possível então a concessão automática do benefício, ou seja, à distância.

Segundo o INSS, com essa mudança, não haverá mais falta de vagas e, caso precise ir a uma agência para apresentar algum documento, o cidadão terá a garantia de ser atendido perto da residência. O Instituto ainda acrescenta que as alterações representam o fim do tempo de espera para ser atendido. Atualmente, o Meu INSS tem mais de 7 milhões de usuários cadastrados e é acessível pelo computador ou celular. O sistema, que está sendo aprimorado, conta com um canal que permite ao cidadão acompanhar o andamento do seu pedido sem sair de casa, consultar extratos e ter acesso a outros serviços do INSS.

O Instituto tem como objetivo ampliar cada vez mais a lista de serviços agendáveis. Com isso, a partir do dia 24, atendimentos que antes eram prestados somente no balcão serão realizados com dia e horário marcados, bastando fazer seu agendamento pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.

Conheça a lista dos serviços que passarão a ser agendados por telefone ou pelo Meu INSS:
– Alterar meio de pagamento;
– atualizar dados cadastrais do beneficiário;
– atualizar dados do Imposto de Renda – atualização de dependentes;
– atualizar dados do Imposto de Renda – Declaração de Saída do País;
– atualizar dados do Imposto de Renda – Retificação de Dirf;
– cadastrar Declaração de Cárcere;
– cadastrar ou atualizar dependentes para salário-família;
– cadastrar ou renovar procuração;
– cadastrar ou renovar representante legal;
– desbloqueio do benefício para empréstimo;
– desistir de aposentadoria;
– emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados;
– pensão por morte;
– emitir Certidão para Saque de PIS/Pasep/FGTS;
– reativar benefício;
– reativar benefício assistencial a pessoa com deficiência, suspenso por inclusão no mercado de trabalho;
– renunciar à cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão;
– solicitar pagamento de benefício não recebido;
– solicitar valor não recebido até a data do óbito do beneficiário;
– suspender benefício assistencial à pessoa com deficiência para inclusão no mercado de trabalho;
– transferir benefício para outra agência

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