Sinal analógico de TV será desligado em 89 municípios gaúchos, incluindo cidades da nossa região, em 31 de janeiro de 2018

Os equipamentos estão sendo entregues pela iniciativa Seja Digital para famílias cadastradas em programas sociais

Famílias que estão cadastradas em programas sociais serão beneficiadas com kits para acessar o sinal de TV Digital. O material, composto por um conversor digital, antena e controle remoto, é destinado aos beneficiários de Programas como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica e muitos outros, que tenham Cadastro Único (CadÚnico).

Mônica explica que quem não conseguir fazer pelo telefone ou site, pode procurar o Cras

Na manhã de ontem, a responsável pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Mônica Müller falou sobre a distribuição dos kit’s em Montenegro e como a comunidade pode fazer para ser beneficiada.

Mônica explica que para receber o kit é preciso ligar para o número 147 e fazer o agendamento para a retirada do material no Correio. Para fazer o agendamento é preciso informar o número de CPF e o Número de Identificação Social (NIS). “Ou vir até o Cras, onde temos um mobilizador auxiliando neste cadastramento. É gerado um protocolo e o titular do cadastro vai até os Correios, com esse número de protocolo, retirar o kit”, afirma. Seja pela internet, telefone ou no Cras, é preciso que o titular do CadÚnico leve CPF e o NIS.

A data base dos cadastros no site é janeiro deste ano. Aqueles que não conseguirem fazer o agendamento pelo site ou pelo telefone, podem procurar o Cras, que auxiliará no procedimento junto aos Correios. “Pode demorar um pouco, mas já temos pessoas que vieram nos falar que já retiram o kit e até já instalaram”, comenta. Ainda, segundo Mônica, para a instalação, a orientação será dada pelos Correios.

Como vai ocorrer o desligamento do sinal analógico
Em Montenegro e 88 cidades da região Metropolitana, o sinal analógico de TV será desligado no dia 31 de janeiro de 2018. A partir dessa data, só será possível captar sinal de TV digital, para isso é preciso de conversor e antena UHF. TV’s fabricadas a partir de 2012 já saem de fábrica com o conversor. Aquelas que ainda são de tubo devem ser adaptadas. Quem possui aparelhos datados de antes deste período, sem o selo DTV ou com o tubo atrás da tela, precisa da antena UHF e do conversor digital.

O desligamento do sinal analógico de televisão ocorre em razão da implantação do sistema de TV Digital no Brasil, determinado pelo decreto 5.820, de 19 de junho de 2006. Os canais analógicos deverão ser desligados para comportar todos os canais digitais.

O prazo foi estipulado pelo governo federal e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e está regulamentado pela portaria número 3.493, de 26 de agosto de 2016, do Ministério da Ciência, Tecnologia, inovações e comunicações.

Deixe seu comentário