Fotos: reprodução internet

Quando os filmes chegam às telas de cinema ou da sua TV, eles passam por uma análise do Ministério da Justiça. Cenas muito violentas, com conotação sexual ou atos explícitos influenciam na classificação etária da programação. O trabalho do departamento de Classificação Indicativa também avalia shows musicais, peças de teatro, entre outros espetáculos.

Mas de onde sai a definição do que tem maior ou menor classificação etária? Toda a análise é baseada num manual, elaborado em 2006, pelo Conselho Federal de Psiquiatria, Conselho Nacional do Meio Ambiente, empresas de TV e outras instituições. As normas do manual, por sua vez, são baseadas na Constituição Federal de 1988 e no Estatuto da Criança e do Adolescente. Peças de teatro, shows musicais, apresentações de circo e até RPGs são avaliados.

Todas as avaliações seguem como base o manual elaborado em 2006, pelo Conselho Federal de Psiquiatria, Conselho Nacional do Meio Ambiente, empresas de TV e outras instituições. As normas do manual, por sua vez, são baseadas na Constituição Federal de 1988 e no Estatuto da Criança e do Adolescente, publicado em 1990.

Isabel Rocha, 32 anos, é mãe de dois meninos de quatro e de 13 anos. A artesã é favorável à classificação indicativa nas programações. Atenta ao que os filhos estão assistindo, conta que presta atenção principalmente no menor, Vicenzo. “Mas normalmente ele só assiste desenhos na TV mesmo. O problema é a internet. Você está assistindo a um determinado vídeo e logo entra outro bem diferente. Tem que ficar em cima sempre”, pontua.

De acordo com o diretor do cinema montenegrino, Ewerton Brandolt, os filmes já chegam ao Cine Mais Arte Tanópolis com a classificação indicativa determinada pela distribuidora. “No caso do Deadpool, por exemplo, ela foi alterada por ter muitas cenas de violência e palavrões. Poucas vezes eles alteram depois da estreia dos filmes”, conclui.

Saiba mais
Escala de classificação etária nacional
LIVRE: exibição a qualquer horário para todos
os públicos
10 anos: a qualquer horário
12 anos: a partir das 20h
14 anos: a partir das 21h
16 anos: a partir das 22h
18 anos: a partir das 23h

Deixe seu comentário